As vendas no varejo do Japão caíram 1,8% em agosto em comparação com igual mês do ano passado. Essa foi a 12ª queda consecutiva. Em julho, as vendas haviam recuado 2,4%, de acordo com dados do ministério da Economia, Comércio e Indústria do país. Analistas dizem que as vendas no varejo podem cair ainda mais, principalmente quando os impactos dos programas de incentivo do governo começarem a se dissipar. Além disso, acredita-se que a confiança do consumidor deverá levar tempo para se recuperar. O consumo privado responde por 55% do Produto Interno Bruto (PIB) do Japão.
As vendas de varejistas de grande escala caíram 6,8% em agosto ante igual mês do ano passado, depois de ajustes para a variação do número de lojas. Esse foi o 17º recuo consecutivo. Em compensação, as vendas de carros, caminhões e ônibus novos no Japão aumentaram 3,5% em setembro na comparação com igual mês do ano passado, para 321.737 veículos, de acordo com a associação que reúne as concessionárias do país. Foi o segundo aumento consecutivo; as vendas em agosto haviam crescido 2,3%, a primeira alta em 13 meses.
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