• Carregando...

A inclusão da Venezuela como sócio pleno do Mercosul, realizada no fim do mês passado, vai contribuir para o crescimento das exportações brasileiras. Não só no agronegócio, mas também entre os micro e pequenos empresários. Polêmicas diplomáticas e políticas à parte, a Venezuela passou por um processo semelhante ao do Brasil com o aumento da sua classe média e tem nesse público um alvo bastante interessante para o empresariado brasileiro. Segundo o professor de economia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) Carlos Magno Bittencourt, os produtos mais demandados por lá estão relacionados à alimentação e higiene pessoal. "Lácteos, alimentação infantil, fraldas, produtos de higiene. Esses são alguns exemplos de itens com grande demanda no país", avalia o professor.

Pequenas indústrias ligadas ao mercado de autopeças, como as da Grande Curitiba, também podem aproveitar a inclusão da Venezuela no bloco. "Os sites das empresas, estando bem estruturados, podem se tornar vitrines para os produtos brasileiros", ressalta.

Empreendedor bem informado tem mais chances de se dar bem. Nesta seção você encontra dicas extraídas do noticiário diário, que você pode aplicar nos seus negócios.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]