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A XV de Novembro, no Centro de Curitiba, esteve bem movimentada ao longo do dia | Átila Alberti / Tribuna do Paraná
A XV de Novembro, no Centro de Curitiba, esteve bem movimentada ao longo do dia| Foto: Átila Alberti / Tribuna do Paraná
  • O Shopping Palladium teve bastante movimentação de pessoas, mas menos do que os lojistas esperavam
  • O Shopping Palladium teve bastante movimentação de pessoas, mas menos do que os lojistas esperavam
  • A XV de Novembro, no Centro de Curitiba, esteve bem movimentada ao longo do dia
  • A XV de Novembro, no Centro de Curitiba, esteve bem movimentada ao longo do dia

O movimento no comércio em Curitiba na véspera de Natal reflete a desaceleração do varejo em 2014. Sem as longas filas que caracterizam as compras da última hora, literalmente, os corredores dos shoppings e as ruas dos principais centros comerciais contam com uma movimentação normal de clientes. A concentração maior de pessoas se dá nos supermercados, onde os consumidores garantem os itens finais para a ceia natalina. A rua XV de Novembro, com forte comércio popular, esteve bem movimentada também.

No comércio, o pico das vendas aconteceu no último final de semana antes do Natal, nos dias 21 e 22 deste mês. Com o depósito da segunda parcela do décimo terceiro salário, os consumidores foram às compras para garantir os últimos presentes. "Tivemos o maior movimento da nossa história neste final de semana", afirma o gerente da Brinkedo Legal, Reginaldo José dos Santos.Ele explica que, por conta do movimento fraco ao longo do ano, os estoques da loja estavam baixos e alguns brinquedos se esgotaram logo no início da semana.

"Ficamos com medo de fazer um investimento muito grande e sobrar produtos para janeiro, mas os últimos dias foram bons e zeraram parte do estoque", explica. Mesmo assim, a loja fechou o ano com um volume de vendas cerca de 8% menor em relação a 2013.

A responsável pela loja de moda feminina Zayya, Edna Picauto, afirma os últimos dias antes do Natal decepcionaram. "Na véspera mesmo o movimento foi fraco. É um pouco o reflexo de como foi o ano todo", completa.Quem deixou a compra para o último dia, estava atrás de algum presente esquecido ou de promoção de última hora. "Tinha esquecido a lembrança do amigo-secreto da família", confessa a administradora Célia Virgílio, que comprou os outros presentes de Natal no início do mês.

Início do mês

Segundo a gerente de marketing do Shopping Palladium, Maria Aparecida de Oliveira, maior parte dos consumidores tentou adiantar as compras para o início do mês, quando o comércio enfrentou um maior movimento. "As promoções e sorteios dos shoppings atraem mais as pessoas para o início do mês, especialmente", afirma.Os shoppings da cidade ficam abertos até as 18 horas.

Véspera de Natal

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