• Carregando...
 | Roberto Custódio/Jornal de Londrina
| Foto: Roberto Custódio/Jornal de Londrina

A Via Varejo, empresa de eletroeletrônicos do Grupo Pão de Açúcar (GPA) que tem as bandeiras Casas Bahia e Ponto frio, encerrou o terceiro trimestre de 2015 com prejuízo líquido de R$ 46 milhões ante lucro líquido de R$ 216 milhões apurado no mesmo intervalo do ano passado.

A empresa explica que a redução do lucro líquido no período foi consequência principalmente da queda de vendas e menor diluição das despesas fixas e despesas relacionadas com a reestruturação da companhia. A receita líquida da empresa totalizou R$ 4,095 bilhões entre julho e setembro, com queda de 22,7% na comparação anual.

O resultado forçou a companhia a acelerar seu programa de ajustes. No terceiro trimestre, foram fechadas 31 lojas deficitárias, chegando a um total de 36 unidades fechadas neste ano. Também foi fechado um centro de distribuição e cinco entrepostos para reduzir custos logísticos. A empresa também divulgou que conseguiu renegociar 40% dos contratos de aluguel das lojas.

Ao mesmo tempo, a Via Varejo abriu cinco lojas no trimestre e converteu 36 unidades da bandeira Ponto Frio para a marca Casas Bahia com o objetivo de retomar o crescimento das vendas.

Margem

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) totalizou R$ 45 milhões entre julho e setembro, uma queda de 91,3% ante o registrado no mesmo período do ano passado. A margem Ebitda ficou em 1,1%, ante 4,1% registrada um ano antes.

A empresa também informou o Ebitda ajustado, de R$ 164 milhões, montante 69,5% menor que o registrado um ano antes. A margem Ebitda ajustada ficou em 4% no terceiro trimestre deste ano, ante 10,1% de igual trimestre de 2014.

O resultado financeiro no trimestre ficou negativo em R$ 69 milhões, ante resultado financeiro negativo de R$ 147 milhões registrado um ano antes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]