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Depois de três meses consecutivos de deflação, em setembro o preço dos produtos vendidos via internet sofreu inflação de 3,45%, segundo o índice e-flation, desenvolvido pelo Provar – Programa de Administração do Varejo, da Fundação Instituto de Administração – FIA em parceria com a Canal Varejo – Consultoria em Varejo de Bens e Serviços. O índice registra a movimentação de preços de produtos consumidos de maneira online. O resultado registra um aumento significativo dos preços em relação ao mês de agosto, impulsionado principalmente pela categoria "Viagem e Turismo", com 29,41% de inflação no período.

Segundo o professor Cláudio Felisoni, coordenador geral do Provar, os resultados deste mês indicam a movimentação do mercado impulsionado pelo planejamento antecipado das viagens de férias.

- Observa-se, por exemplo, um aumento significativo dos preços da cesta de ‘viagem e turismo’, um reflexo direto dos novos pacotes oferecidos pelas operadoras de turismo para as férias do final do ano", afirma o coordenador.

De acordo com o levantamento, as categorias que mais contribuíram para este resultado inflacionado foram "produtos para casa" (5,30%), "livros" (4,67%), "perfumaria" (4,07%), "brinquedos" (2,51%), "linha branca" (1,96%), "CDs e DVDs" (1,69%) e "informática" (0,75%). Por outro lado, observou-se deflação para as categorias "telefonia" (-5,48%) e "eletrônicos" (-1,91%). Já na avaliação da cesta composta apenas por automóveis, o Provar/Fia registrou inflação de 0,61% para o período.

De acordo com Cláudio Felisoni, a categoria brinquedos começa a registrar aumento nos preços influenciada pela comemoração do Dia das Crianças.

- Em outubro, a previsão para esta cesta é de preços ainda mais inflacionados, pela proximidade da data - acrescenta.

No próximo mês, os analistas estimam mais movimentação positiva, embora os resultados dos últimos 12 meses tenham registrado 10,33% de deflação. O e-flation avalia uma cesta composta por 86 tipos de produtos pertencentes a lojas virtuais, possibilitando, para consumidores e varejistas, a análise mercadológica e a evolução temporal de preços e consumo por meio deste canal.

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