
A diretoria da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou nesta quinta-feira (12) operação de troca de ações da empresa francesa Vivendi S.A. Com o negócio, ela será uma das principais acionistas indiretas da TIM Brasil.
A Vivendi passará a deter 11,3% das ações preferenciais sem direito a voto da Telefônica Brasil e 8,3% de ações com direito a voto da Telecom Italia (controladora da TIM Brasil).
A troca de papéis é a segunda etapa da operação da compra da GVT pela Telefônica Brasil, aprovada pela Anatel em janeiro deste ano. A Vivendi está recebendo as ações, porque vendeu a sua participação na GVT para a Telefônica. O valor da venda foi de 7,2 bilhões de euros. O plenário do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) ainda não analisou a operação.
Restrições
Para que a Vivendi não seja controladora de duas operadoras de telecomunicações no Brasil, a Anatel impôs restrições. A empresa francesa não poderá ter direito de voto e veto no conselho de administração da Telefônica Brasil. E também terá que apresentar relatórios trimestrais sobre sua posição societária na companhia.
O processo também será julgado pelo Cade e a expectativa é de que ele imponha restrições a participação da Vivendi no conselho de administração da TIM Brasil até que ela venda suas ações na Telefônica Brasil.



