• Carregando...

A operadora Vivo se beneficiou da punição da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) imposta às suas maiores concorrentes - TIM, Oi e Claro - e ampliou a liderança no concorrido mercado de telefonia móvel do país. Entre as companhia suspensas, a Claro foi a mais prejudicada. A Vivo conseguiu 461 mil novos usuários em julho, o maior ganho entre as empresas do setor, segundo levantamento divulgado nesta sexta-feira (17) pela Anatel. A companhia encerrou o mês passado com 76,1 milhões de clientes em todo o Brasil.

Além de ver sua fatia no mercado subir 0,15 ponto percentual entre junho e julho --de 29,56% para 29,71%--, a Vivo retomou a liderança do concorrido mercado de celulares pré-pagos, que representam 81,49% das linhas no país. Os planos pós-pagos representam os 18,51% restantes.Em junho, a liderança entre pré-pagos pertencia à TIM. Mas a Vivo aumentou sua participação no mercado de pré-pagos em 0,17 ponto percentual --de 27,98% para 28,15%-- em um mês.

Tombo da Claro

Somando as linhas dos planos pré e pós-pagos, a Claro, punida em três Estados --São Paulo, Santa Catarina e Sergipe--, foi a mais prejudicada ao perder quase 1 ponto percentual de participação no mercado. A empresa viu sua participação cair de 25,58% para 24,60% (0,92 ponto percentual).

A TIM, suspensa em 18 Estados e no DF, diminuiu de 26,89% para 26,78% (queda de 0,11 ponto percentual). Punida em cinco Estados, a Oi teve queda de 0,06 ponto percentual em sua participação no mercado --de 18,65% para 18,59%.

No dia em que a punição passou a valer para TIM, Oi e Claro, o presidente da Vivo, Antonio Carlos Valente, disse que a empresa não iria adotar "nenhuma ação oportunista" para ganhar mercado com a medida da Anatel.

"A nossa estratégia é a que sempre adotamos", disse Valente. "Não vamos mudar de forma nenhuma e nem tomar nenhuma ação oportunista em relação ao mercado."

Vendas afetadas

O número de novas habilitações de celulares no país cresceu apenas 0,11% em no mês passado por causa das restrições impostas pela Anatel às teles. Foram 279.723 novas habilitações, segundo a agência que regulamenta a telefonia fixa e móvel no Brasil.

O patamar de expansão ficou bem abaixo do verificado em anos anteriores no mês --acima de 1% desde 2000 na comparação com o mês anterior.

Três das quatro maiores operadoras celulares -que representam, juntas, cerca de 70% do mercado- ficaram 11 dias sem poder comercializar pacotes de voz e dados em diferentes Estados do país.A suspensão, antecipada pela Folha em 18 de julho, vigorou entre 23 de julho e 2 de agosto.

A TIM foi suspensa em 18 Estados e no Distrito Federal. A Oi não pôde comercializar novos serviços em cinco Estados e a Claro, em três.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]