A operadora de telefonia móvel TIM foi a que obteve o maior crescimento de participação de mercado em março, segundo ranking divulgado nesta segunda-feira pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A Vivo, maior do setor, continuou em tendência de queda.
Segundo a Anatel, a TIM fechou março com 25,77 por cento de participação no mercado brasileiro de telefonia celular, ante 25,61 por cento em fevereiro. Isso gera um ganho no período de 0,16 ponto percentual, acima da alta de 0,1 ponto de entre janeiro e fevereiro.
A Vivo, que há meses não registra ganho de mercado, fechou março com perda de 0,14 ponto percentual em relação a fevereiro, para 28,42 por cento. De janeiro para fevereiro, a operadora apurou perda de 0,29 ponto percentual, mais acentuada que o 0,23 ponto de queda entre dezembro e o primeiro mês de 2007.
A Claro se mantém em terceiro lugar praticamente com a mesma fatia de mercado entre fevereiro e março: 24,09 por cento no mês passado contra 24,06 nos 30 dias anteriores.
A Oi permanece na quarta posição, mas diferente de comportamento anterior, a companhia perdeu mercado em março, recuando de 13,13 por cento em fevereiro para 13,08 por cento em março, pelas contas da Anatel.
O grupo Telemig/Amazônia Celular aparece em quinto, com 4,65 por cento, ante 4,69 em fevereiro, e a BrasilTelecom GSM ficou com 3,56 por cento contra 3,51 em fevereiro.
O mercado brasileiro de telefonia móvel apresentou crescimento de 2,24 por cento no primeiro trimestre, com adições de 2,23 milhões de novos usuários. A base nacional passou a ser de cerca de 102,15 milhões de celulares em operação no final do mês passado.
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