• Carregando...
A Volkswagen, que emprega 3,2 mil pessoas, avisou que vai dar férias a todos os funcionários do primeiro turno de produção | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo.
A Volkswagen, que emprega 3,2 mil pessoas, avisou que vai dar férias a todos os funcionários do primeiro turno de produção| Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo.

As fábricas da Renault e da Volkswagen em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, vão conceder férias coletivas a parte de seus funcionários neste mês. O objetivo é reduzir a produção para adequar os estoques à queda da demanda, tanto do mercado doméstico quanto do exterior.

A montadora francesa vai dispensar 3 mil funcionários – metade de seu quadro de pessoal – por dez dias, de 13 a 22 de outubro. A medida afeta 2,5 mil trabalhadores da fábrica de veículos de passeio e 500 da linha de produção de motores.

Com isso, a fábrica deixará de produzir 12 mil motores e 10 mil unidades dos modelos Sandero, Logan e Duster.

A Volkswagen, que emprega 3,2 mil pessoas, avisou que vai dar férias a todos os funcionários do primeiro turno de produção, de meados de outubro ao início de novembro.

Layoff

As duas empresas já haviam recorrido a medidas semelhantes neste ano. A Volkswagen recorreu ao chamado "layoff", suspendendo temporariamente o contrato de 700 funcionários em diferentes ocasiões do primeiro semestre.

A Renault aproveitou o período da Copa do Mundo para dar férias de 20 dias a 4 mil trabalhadores no mês de junho.

Outra montadora instalada no Paraná, a fabricante de caminhões Volvo, deu férias coletivas de 22 dias, entre maio e junho, a 400 funcionários da linha de produção de caminhões semipesados. A empresa avisou que não há previsão de adotar medidas semelhantes neste momento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]