• Carregando...

Em algum momento da vida, alguns profissionais precisam parar de trabalhar por certo período de tempo. Alguns por causa de doenças, outros para cuidar dos filhos, outros por terem sido desligados e ainda há aqueles que tentam montar um negócio próprio, mas não obtêm sucesso.

Seja lá qual for o caso, o profissional que pretende permanecer fora do mercado de trabalho por algum tempo precisa avaliar os riscos. É preciso levar em conta a reserva financeira, as contas ou dívidas a pagar, etc. Tudo depende da situação familiar e financeira para decidir "largar tudo".

Além desses fatores mais óbvios, existe outro problema: a volta ao mercado de trabalho. O profissional que fica alguns meses ou até anos sem trabalhar tem dificuldades em se recolocar. Isso acontece porque o mercado, as empresas, tudo está em constante mudança. O que era válido há dois anos pode não ser mais hoje em dia. Portanto, quem "dá um tempo" do trabalho, na grande maioria das vezes, está desatualizado.

Entretanto, se o profissional analisou todos os riscos, parou de trabalhar e, depois de alguns anos decidiu voltar, ele deve ficar atento a algumas dicas.

Primeiramente, o empregador irá analisar o motivo do afastamento e também a faixa etária do profissional. Quanto mais velho ele for e quanto mais tempo ele ficou afastado, mais difícil será encontrar um novo emprego.

Além disso, há duas situações distintas: os profissionais de gestão e os especialistas. Aos gestores, existe a possibilidade de voltar ao mercado em um cargo inferior em relação ao que se tinha anteriormente. Muito dificilmente um diretor afastado por três ou quatro anos irá se recolocar em outro cargo de diretoria – é uma realidade que deve ser aceita.

Por outro lado, os especialistas possuem uma vantagem: conhecem com profundidade determinados assuntos, o que sempre é um diferencial no mercado. Para estes, a dica é negociar as funções e encontrar um trabalho que envolva sua expertise.

Enquanto estiver na busca

É preciso levar em consideração o porte da empresa avaliada. Em uma empresa maior, provavelmente o profissional conseguirá um cargo menor. Por outro lado, sua experiência pode levá-lo a um cargo maior em uma empresa menor. Entretanto, algumas vezes a solução é o empreendedorismo. Para alguns profissionais, basta um notebook e ideias para empreender e virar um consultor ou profissional autônomo.

Dicas para voltar ao mercado

O passado é perfeito, logo, não muda. Por isso, não se culpe. Essa situação já aconteceu com muitos outros profissionais, em maior ou menor proporção de dificuldade e há outros profissionais que estão passando pelo mesmo.

Além disso, seja humilde. Não espere tornar-se presidente da noite para o dia. Estude, trabalhe, esteja bem alinhado com a empresa para reencontrar o caminho para uma boa posição. Finalmente, não tenha vergonha: falar sobre essa situação, por vezes desconfortável, com o superior, pode abrir portas para ajudar a enfrentar esse momento de uma maneira melhor.

A felicidade

A felicidade é uma combinação de fatores, mas, acima de tudo, é preciso buscar a satisfação profissional antes de tomar uma decisão. Para isso, na busca, associar um talento nato a um trabalho que o utilize pode ser a solução. Isso pode fazer com que o trabalho não seja um fardo, mas um lazer, e escalar os mesmos degraus novamente pode não ser tão desgastante assim.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]