O volume de vendas do comércio varejista nacional cresceu 9,5% de janeiro a setembro de 2007, na comparação com o mesmo período de 2006, revela o Indicador Serasa de Atividade do Comércio. As vendas das lojas do varejo especializado (de eletroeletrônicos, veículos, materiais de construção etc) cresceram 12,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Já as vendas dos hipermercados, supermercados e do varejo de alimentos e bebidas (mercearias, açougues, quitandas, distribuidoras de bebidas etc.) subiram 6,9% na comparação com os primeiros nove meses de 2006.
Quando comparado setembro de 2007 com setembro de 2006, as vendas do varejo aumentaram 7,7%. O varejo especializado puxou a alta, com crescimento de 9,7% no período. O volume de vendas dos hipermercados, supermercados e do varejo de alimentos e bebidas aumentou 5,9%. Já na relação mensal (setembro sobre agosto de 2007), as vendas do varejo diminuíram 3,1%. No varejo composto pelos hipermercados, supermercados e o varejo de alimentos e bebidas, as vendas ficaram praticamente estáveis (com ligeira queda de 0,1%), e no varejo especializado, o recuo foi de 5,7%.
Segundo os analistas da Serasa, o varejo continuou crescendo no acumulado do ano em relação ao mesmo período de 2006, sobretudo no varejo especializado, por conta da vigorosa expansão do crédito, do alongamento dos prazos de financiamento, dos juros menores, do aumento do emprego formal, da queda da inadimplência e da elevação da massa salarial. Estes mesmos fatores justificam o crescimento do varejo na relação setembro de 2007 com setembro de 2006.
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