• Carregando...

A Bolsa de Nova York fechou em alta nesta sexta-feira (9) após o sucesso da renegociação da dívida grega e dados positivos sobre o emprego nos Estados Unidos: o Dow Jones subiu +0,11%, Nasdaq +0,60%.

Segundo dados definitivos de fechamento, o Dow Jones Industrial Average avançou 14,08 pontos, para 12.922,02 unidades e a tecnológica Nasdaq 17,92 pontos para 2.988,34.

O índice ampliado Standard & Poor's 500 subiu 0,36% (4,96 pontos) a 1.370,87.

Wall Street manteve-se no verde durante todo o pregão e nem sequer titubeou quando a agência de classificação de risco Fitch reduziu a nota da Grécia e colocou o país em "default parcial" após o anúncio dos resultados da reestruturação da dívida. A nota do país deverá subir uma vez concluída a operação.

"Há dois anos esperávamos" um default da Grécia, disse Gregori Volokhine, analista da Meeschaert Capital. "Os mercados, que são grandes máquinas de prever o futuro, anteciparam o fato, portanto, é um 'não acontecimento' (...) e é por isso que não há pânico", completou.

A maioria dos credores privados da Grécia aceitou uma redução da dívida relativa aos títulos gregos, o que abre a porta para um segundo empréstimo para Atenas por parte da União Europeia e Fundo Monetário Internacional.

Os mercados americanos também receberam positivamente o relatório mensal do governo sobre o emprego.

Os Estados Unidos registraram em fevereiro um novo mês com muitas contratações, apesar de não terem sido suficientes para cortar a taxa de desemprego, que continuou estável em seu mínimo em três anos de 8,3%, algo que alguns observadores atribuem a desempregados que haviam deixado de procurar trabalho, mas retornaram às buscas devido ao maior otimismo.

A criação de 227.000 postos de trabalho em fevereiro, um indício sobre o consumo, foi comemorada pelo presidente Barack Obama, que estimou nesta sexta-feira que a economia do país "está se fortalecendo".

O mercado de títulos fechou em queda. O rendimento dos papéis de 10 anos do Tesouro avançou para 2,038% contra 2,014% na quinta-feira à noite e os títulos de 30 anos ficaram em 3,189% frente a 3,170%. O rendimento dos títulos evolui no sentido oposto a seu preço.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]