• Carregando...
 | Gazeta/Gazeta do Povo
| Foto: Gazeta/Gazeta do Povo

O Walmart Inc. está em busca de sua próxima grande estrela da tecnologia. A maior varejista do mundo divulgou há uma semana uma vaga de CEO para uma empresa que ainda não existe, ou “CEO, Stealth Company”. O anúncio no LinkedIN é via Store Nº 8, a incubadora do Walmart.

O executivo será responsável por “construir um negócio a partir do zero”, trabalhando em estreita colaboração com líderes seniores do Walmart, e por atrair, reter e desenvolver talentos.

Uma das principais habilidades que serão exigidas do profissional é a capacidade de lidar com ameaças competitivas – e, possivelmente, com estratégias de pivotagem no caso de, digamos, a Amazon.com Inc. decidir esmagar a novata.

A descrição da vaga também traz exigências como dez anos ou mais criando e escalando empresas da área de tecnologia ou e-commerce, e sete anos ou mais desenvolvendo produtos de sucesso e de crescimento exponencial.

LEIA TAMBÉM:Netflix fecha 2018 com recorde de assinantes e promessa de alta de preços para compensar receita

O Walmart criou sua incubadora Store Nº 8 há dois anos para identificar e capitalizar as mudanças na maneira como as pessoas fazem compras, usando ferramentas como realidade virtual e autoverificação.

A unidade já tem alguns empreendimentos em andamento, como o Jetblack, um serviço de concierge para moradores de cidades de alto padrão; a Spatialand, uma fabricante de software de realidade virtual adquirida em 2018; o Projeto Kepler, um esforço para competir com as lojas Go da Cashierless; e o Projeto Franklin, que ainda está em fase de planejamento depois de contratar um veterano do Google como CEO há um ano.

A Store Nº 8 é uma referência a um local onde o co-fundador do Walmart Sam Walton experimentou novos conceitos. É uma ideia de Marc Lore, que ingressou no Walmart em 2016, quando ele vendeu sua própria startup, a Jet.com, para a varejista Arkansas por US$ 3,3 bilhões. O objetivo com a incubadora é ter uma entidade ágil e independente, baseada no coração do Vale do Silício, que identifique as tecnologias emergentes que podem ser usadas potencialmente em todo o Walmart.

LEIA TAMBÉM: Mackenzie Bezos pode ser a mulher mais rica do mundo após divórcio de fundador da Amazon

Muitas dessas tecnologias foram exibidas no congresso anual da National Retail Federation em Nova York na semana passada. Lá, os executivos falaram sobre o promissor futuro digital do setor, mas o otimismo foi abalado pelos resultados recentes de vendas de fim de ano de grandes varejistas como Macy’s Inc., Kohl’s Corp e Nordstrom Inc.

“Há muita tecnologia nova e bacana”, disse Jeremy King, diretor de tecnologia do Walmart, em uma entrevista na semana passada. “O desafio no Walmart é como escalar todas elas?”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]