• Carregando...
Bing Xing olha de sua jaula ao chegar no aeroporto de Barajas, em Madri | Reuters
Bing Xing olha de sua jaula ao chegar no aeroporto de Barajas, em Madri| Foto: Reuters

Rio de Janeiro – O Windows Live Hotmail, da Microsoft, ganhou uma série de reformulações para ficar mais atraente: agora, a capacidade de armazenamento é de 5 gigabytes (GB). Além disso, foi implementado o envio e recebimento de diversos endereços de e-mail do Windows Live ID ou do Microsoft Passport a partir de uma única conta. Outra novidade é o botão que permite reportar se a mensagem é um phishing, o golpe que se vale de links fajutos em mensagens falsas para capturar dados pessoais de usuários. Visando a ficar ainda mais parecido com um software de e-mail, o Hotmail agora permite ao internauta usar mensagens automáticas de ausência, receber e responder convites de compromissos enviados pelo Outlook e incluí-los em um calendário.

O webmail ainda ganhou, de lambuja, a possibilidade de identificar, editar ou eliminar contatos duplicados ou semelhantes durante a importação de dados do Outlook, assim como a ampliação do prazo de cancelamento por inatividade da conta para 120 dias. A política antiga válida para o MSN Hotmail era de apenas 60 dias.

As mudanças no Hotmail fazem parte da estratégia da MSN, divisão da Microsoft para negócios na internet, para concorrer em pé de igualdade com o Gmail, do Google, e com o Yahoo! Mail, seus principais rivais. Assim como a gigante de Seattle, tanto o Google quanto o Yahoo! apostam no espaço de armazenamento maior para conquistar o usuário de e-mail. O Gmail mantém seus clássicos 2 GB (que não pára de crescer e está em quase 3 GB) e o Yahoo! Mail está saindo da fase Beta para ser lançado com melhorias consideráveis e sem limites de espaço. Depois de quase dois anos de testes públicos, o webmail da Yahoo! estará disponível para 254 milhões de usuários nas próximas semanas.

Dentre as novidades, maior velocidade no acesso à caixa postal, busca refinada, mais integração com softwares de mensagens como Yahoo! Messenger e Windows Live Messenger, função de arrastar e soltar (drag and drop), e ainda a possibilidade de receber as mensagens em celulares.

Todos os webmails receberam funções antes restritas a aplicativos de e-mail como Lotus Notes e Outlook, mas ainda não têm, dizem os especialistas, facilidades que os programas gravados em discos rígidos possuem. A principal, claro, é o fato de os softwares serem acessíveis em modo off-line. Isso é importante quando o usuário está sem internet e precisa ter acesso a qualquer dado salvo dentro de mensagens eletrônicas.

De acordo com Marcelo Thalenberg, diretor da consultoria MT Criativa, especialista em Outlook e autor do livro Socorro, Roubaram o Meu Tempo, que trata do uso do e-mail, os webmails estão ganhando funções de organização pessoal, mas ainda não podem substituir programas-clientes. "O Outlook é meu painel de controle. Hoje, pego um número em ‘Contatos’, clico no ícone ‘Discar’, que me permite ligar para uma pessoa sem usar o telefone. Com ele crio regras externas, como desviar mensagens para outras contas de e-mail", diz Thalenberg.

Semelhança

Para Pryscila Alves, gerente de produtos de comunicação e marketing do MSN Brasil e América do Sul, o Windows Live torna a experiência de e-mail muito parecida com a o do Outlook. Segundo ela, este ainda é o e-mail mais rico, mas os webmails vão atrás da versão desktop. "No mercado corporativo, o Outlook nunca vai ser abandonado. Em casa, a versão cliente é legal, mas o webmail dá mais mobilidade", conclui.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]