• Carregando...
WhatsApp libera opção de figurinhas | Reprodução/
WhatsApp libera opção de figurinhas| Foto: Reprodução/

O WhatsApp finalmente liberou a função de enviar figurinhas para usuários iOS e Android. Agora, além de emojis e gifs, será possível utilizar stickers nas conversas. A função é similar à disponível no Facebook Messenger, que permite baixar pacotes de imagens temáticas, como dos Minions e de séries de televisão.

Aplicativos rivais, como o Telegram, já utilizam stickers há anos.

As figurinhas devem surgir aos poucos para os usuários, nos próximos dias. No Android, a função já está disponível nas versões 2.18.329 ou superiores; no iPhone, a opção já está disponível no 2.18.100, segundo informações do site Gadgets 360.

O WhatsApp disponibilizou 12 pacotes de figurinhas, que podem ser baixados dentro do próprio aplicativo. Após habilitar a função no smartphone, os usuários também poderão inserir as figurinhas no WhatsApp Web.

O objetivo é deixar “a comunicação com amigos e família no WhatsApp bem fácil e divertida”, declarou a empresa, em nota em seu blog oficial.

Como utilizar

Para utilizar o pacote de figurinhas, será necessário:

- Esperar o aplicativo atualizar para uma versão com figurinhas (2.18.329 ou superior no Android; 2.18.100 ou superior no iPhone).

- No iPhone: selecionar a opção stickers (o símbolo é um adesivo quadrado).

- No Android: selecionar a opção emojis. O símbolo de sticker deve aparecer ao lado das já existentes, assim: emoji | GIF | adesivo.

*A disposição pode sofrer alteração conforme o modelo do dispositivo. Mas, em todos os casos, a função sticker é um adesivo quadrado que surge no campo de conversa*

- Basta escolher uma figurinha e enviar.

- As figurinhas são divididas em pacotes temáticos. Caso queira, o usuário pode fazer o download de outros pacotes para ter aquelas figurinhas disponíveis.

- É possível acessar a biblioteca de figurinhas e excluir os pacotes que não queira mais utilizar.

Crie seus próprios pacotes

Além dos 12 pacotes de figurinhas já criados pela equipe de desenhistas do aplicativo, o WhatsApp vai permitir que os usuários cadastrem seus próprios pacotes na plataforma.

Mas, diferente do Telegram, que permite que o cadastro seja feito por uma janela de conversas, o WhatsApp vai obrigar os criadores a cadastrarem seus pacotes como se fossem aplicativos, no Google Play e na Apple Store.

O aplicativo disponibilizou um guia completo sobre como fazer a instalação. Algumas das regras das regras são:

- As imagens devem ter um fundo transparente.

- O tamanho deve ser de exatos 512x512 pixels.

- Cada sticker deve ter menos de 100 kb.

- Uma das imagens deve ser cadastrada como ícone de capa do pacote. Este arquivo deve ter 96x96 pixels e menos de 50 kb.

Configra o guia completo no link https://faq.whatsapp.com/general/26000226 (em inglês).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]