A Microsoft, maior produtora de software do mundo, oficializou nesta terça-feira os preços que pretende cobrar pelo Windows Vista, nova versão do seu sistema operacional, no mercado varejista dos Estados Unidos.
A plataforma Windows está presente em mais de 90% dos computadores pessoais do mundo.
Após adiar por diversas vezes o lançamento oficial do produto, a Microsoft também reafirmou que pretende lançar o produto ao público em geral em janeiro de 2007, dois meses após disponibilizá-lo para os grandes clientes corporativos - em novembro deste ano.
O lançamento do Windows Vista, que está sendo desenvolvido há cinco anos, já foi adiado várias vezes, mas na última semana a varejista virtual Amazon.com abriu espaço para encomendas do programa nos EUA.
- Os sinais são bons. Há sinais positivos de cumprimento do nosso cronograma, mas temos que estar atentos às respostas que recebemos - afirmou Shanen Boettcher, diretor de administração do produto Windows na Microsoft, referindo-se aos usuários-teste do sistema que fornecem respostas à empresa.
A produtora de softwares definiu que o preço de varejo do Vista deve variar entre US$ 199 e US$ 399, relativos às versões "básicas" a "profissionais" do programa. Para os consumidores que atualizam o sistema anterior, o Windows XP, o valor do software varia de US$ 100 a US$ 259.
A versão Home Premium, que será vendida como uma atualização por US$ 159, é vista como opção intermediária aos consumidores, colocada entre as versões Ultimate, que tem recursos voltados a empresas; e Basic, que não traz recursos da nova interface gráfica do Vista.
Ainda segundo Boettcher, a companhia planeja ter um programa, possivelmente via cupons ou descontos, que permita aos usuários atualizarem seus atuais sistemas Windows para o novo Vista a preços mais baratos, caso adquiram um PC antes do lançamento do programa. Ele não deu mais detalhes sobre o assunto.
Em 1° de setembro, a Microsoft anunciou a oferta de uma versão de testes do novo Windows, chamada "Release Candidate 1" e a tornou disponível a mais de cinco milhões de clientes em todo o mundo.
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