• Carregando...

Vendido pela Microsoft como o sistema operacional "mais seguro do mundo", o Windows Vista foi lançado oficialmente para usuários domésticos nesta segunda-feira (29), com o pacote de aplicativos Office 2007. A versão mais barata do Vista custará R$ 499, enquanto o Office mais simples sairá por R$ 399.

A primeira surpresa que o usuário terá com o novo sistema é que a segurança cobra seu preço -- para instalar qualquer novo programa, é necessário confirmar diversas vezes suas intenções e digitar senhas para provar que você é quem diz ser.

Claro que a empresa criada por Bill Gates prefere destacar outras características do novo software, que aposta numa interface mais intuitiva e numa grande central de entretenimento –- a chegada do Windows Media Center às versões brasileiras é uma das principais novidades do produto, que chega às lojas brasileiras nesta terça-feira (30).

O sistema, que faz parte do projeto da empresa de tornar o computador o centro de entretenimento da casa, agrega todas as funções de vídeo, som e imagem, além de permitir visualização e gravação de imagens televisivas ao vivo com uma placa de captura de TV.

O novo sistema operacional precisa de plataformas mais robustas para funcionar com toda sua capacidade. Mas segundo Steven Sinofsky, vice-presidente sênior de Windows e Windows Live Engineering da Microsoft, não se deve pensar nesses requisitos como mínimos, mas como o que será normal em um futuro próximo.

Para Sinofsky, as facilidades de uso do novo sistema, ao torná-lo mais funcional, "diminuem o espaço entre quem tem um PC e quem não tem, fazendo com que os grandes avanços possam ser levados para grande parte da população".

A aposta da Microsoft com o Vista é em um estilo de vida digital e totalmente conectado. Com a insistente frase "o uau é agora", centro de sua campanha publicitária, o foco da empresa, além das necessidades de grupos de consumidores mais específicos, é baseado em quatro tópicos: facilidade, segurança, entretenimento e conectividade.

Entre as novidades que chamam a atenção para o usuário está o sistema de busca que rastreia arquivos e programas do computador com apenas uma palavra. A segurança, além de tornar o computador menos vulnerável, também aparece na possibilidade de controle dos pais sobre o conteúdo e as horas que seus filhos passam conectados. O Office 2007 também traz novidades. Além da interface semelhante e conectada com o Vista, ele traz recursos que permitem aos usuários fazer documentos mais profissionais.

Durante a apresentação do produto à imprensa, Alexandre Leite, gerente-geral da divisão de Windows Client da empresa no Brasil, enfatizou que todos os produtos têm sua versão em português. A empresa procurou ir atrás do mercado consumidor específico –- neste caso, o brasileiro -– focando em quais faixas ele é mais presente para ver como o produto se sairia no Brasil. Para Paula Belliza, gerente-geral da divisão de Information Worker no Brasil, "é importante para a empresa estudar bem seu posicionamento no mercado brasileiro, verificando quais são as necessidades específicas dos usuários".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]