• Carregando...

O novo sistema operacional Windows Vista, da Microsoft, chegará ao mercado habilitado com tecnologia criada para evitar o funcionamento de cópias ilegais, informou a Microsoft.

Na prática, o Windows Vista terá um sistema antipirataria que irá travar o uso da plataforma se uma cópia legal do sistema não for ativada em um prazo de 30 dias após a instalação, segundo o site especializado Cnet.com. O sistema de bloqueio já existe no Windows XP - programa é conhecido como WGA (Windows Genuine Advantage, ou Vantagens de um Windows Legítimo), que avisa aos usuários que o sistema em uso é pirata. O Windows Vista trará embutido um avanço desta tecnologia com o objetivo de limitar o funcionamento da plataforma, informou a Microsoft em seu site.

Mas a Microsoft afirma que a não ativação de uma cópia original neste prazo de 30 dias não bloqueará o funcionamento do computador, mas limitará o acesso dos usuários às funcionalidades totais do sistema, fazendo com que o PC habilite o Windows em um "módulo restrito".

O Windows Vista, que está agendado para chegar ao mercado corporativo em novembro, deverá chegar ao consumidor final a partir de janeiro de 2007, confirmou a companhia na quarta-feira a analistas de Wall Street. O sistema operacional Windows é usado em mais de 90% dos computadores pessoais do mundo e a utilização corporativa da plataforma responde por cerca de 30% dos lucros anuais de US$ 44 bilhões da companhia.

A Microsoft afirmou que as versões do novo Windows Vista e do novo Windows "Longhorn" para servidores serão os primeiros produtos em escala mundial a contar com as medidas antipirataria pré-ativadas, mas a companhia sinalizou que novos sistemas poderão conter a ferramenta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]