• Carregando...
Luiz Alberto Lenz César, executivo do Grupo Lancaster e presidente do WTC Curitiba | Priscila Forone/ Gazeta do Povo
Luiz Alberto Lenz César, executivo do Grupo Lancaster e presidente do WTC Curitiba| Foto: Priscila Forone/ Gazeta do Povo

Um clube de negócios que se distribui em uma rede de 110 países, com mil associados só no Brasil e todas as facilidades de networking globais, abre as portas em Curitiba. O World Trade Center, fundado na década de 1960 pela família Rockefeller, em Nova York, e que já está presente nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte e São José dos Campos (SP), chegou à capital paranaense há um mês e meio e faz amanhã a primeira reunião sobre seu WTC Business Club.

Mais de 40 executivos da Grande Curitiba estão convidados e alguns já confirmaram presença como membros do clube, entre eles o governador Beto Richa, o arquiteto Jaime Lerner e o vice-presidente do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom) Mariano Lemanski. É desse conjunto de altos executivos paranaenses que sairão os nomes para a formação do conselho consultivo da organização.

Empreendimento

De acordo com Diego Pettinazzi, gerente-executivo do WTC São Paulo e um dos sócios em Curitiba, pelo menos duas áreas – uma ao lado do Centro de Inovação, Educação, Tecnologia e Empreendedorismo do Paraná (Cietep), da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), na Avenida das Torres; e outra próxima ao ParkShopping Barigüi, no Mossunguê – estão entre as candidatas para receber o primeiro empreendimento do WTC em Curitiba. "Nossa meta é construí-lo em um ano e meio", revela.

A ideia inicial, segundo Luiz Alberto Lenz César, executivo membro do Grupo Lancaster e cônsul honorário da Turquia escalado para ser o presidente do WTC Curitiba, é que o complexo seja formado de um hotel, uma torre comercial e um centro de convenções. "Outras configurações, como um shopping, serão discutidas dentro do conselho consultivo, dentro das necessidades que forem identificadas em Curitiba", explica.

Em São Paulo, o complexo do WTC tem 15 mil metros quadrados de área, com uma torre comercial de 25 andares, um hotel da bandeira Sheraton e um centro de convenções, além do D&D Shopping, considerado o maior shopping de decoração da América Latina, com circulação mensal de 500 mil pessoas. Pelo modelo do WTC, membros do conselho consultivo seriam também sócios-investidores do empreendimento. Por ora, o WTC Curitiba funciona dentro do Centro Internacional de Inovação (C2i) da Fiep e também terá uma sede em uma casa ao lado da Faculdade de Educação Superior do Paraná (Fesp), de onde serão selecionados alguns trainees para atuarem na organização.

Segundo César, o grande objetivo do WTC em Curitiba é a atração de investimentos estrangeiros e a mudança do "perfil acanhado" do empresariado paranaense para um mais agressivo. "A grande vantagem que oferecemos é a do contato. Contato entre presidentes de companhias de um mesmo segmento ou não, ou ainda com dirigentes de empresas internacionais, por meio da rede do WTC Business Club, em 325 cidades do mundo. Nossa principal missão é promover esses encontros, por meio de eventos e missões internacionais, facilitando a troca de todo tipo de informação privilegiada", resume o executivo. Só o WTC Club de São Paulo, presidido por Ozires Silva, tem realizado cerca 200 eventos anuais nesse sentido. O WTC Curitiba também tomou parte da recém-lançada Agência de Internacio­nalização do Paraná, como sócio-fundador, e vem elaborando alguns projetos para a Secretaria de Estado do Turismo com esse objetivo. "Como uma bandeira branca dentro do mundo dos negócios, atuamos tanto com a iniciativa privada quanto com o poder público", frisa César.

A reunião de amanhã contará com a presença do presidente do WTC Business Club Brasil, Bruno Bomeny, e os presidentes regionais Ozires Silva (Conselho Consultivo do WTC São Paulo), Leonardo Figueiró (WTC Belo Horizonte), além de João Francisco de Lima, secretário de Desenvolvimento Social da cidade de São José dos Campos, e Thiago Brasil, diretor regional do WTC Vale.

Serviço

Primeira reunião do WTC Bussiness Club Curitiba. 9 de junho, das 11h15 às 14 horas, no Cietep-Fiep (Avenida Comendador Franco, 1.341, Jardim Botânico, Curitiba). Durante a reunião, o diretor sênior da Fitch Ratings, Guilherme Norschese, fará a palestra "O Brasil no cenário econômico mundial e a importância do rating nas decisões de investimento".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]