i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
startups

XP investe em fintech criadora do robô Olivia, que ajuda usuário a poupar

O valor do aporte da corretora não foi revelado, mas marca a consolidação de uma parceria iniciada em 2018 com a fintech Olivia, que desenvolveu o robô Max para a XP

    • São Paulo
    • Estadão Conteúdo
    • 06/02/2019 08:54
    O robô Olivia (foto) já tem 450 mil  usuários nos EUA e deve ser oferecido aos clientes XP em breve. | Reprodução/
    O robô Olivia (foto) já tem 450 mil usuários nos EUA e deve ser oferecido aos clientes XP em breve.| Foto: Reprodução/

    A fintech Olivia, dona de um aplicativo que ajuda seus usuários a economizar dinheiro, anunciou ontem que recebeu um aporte da corretora XP Investimentos.

    Fundada no Vale do Silício por dois brasileiros, Cristiano Oliveira e Lucas Moraes, a Olivia já tem 450 mil usuários nos Estados Unidos e deve começar a funcionar em breve no país. Quando isso acontecer, o sistema de inteligência artificial da empresa vai direcionar os usuários a produtos financeiros oferecidos pela corretora, personalizando os investimentos para cada perfil.

    “Com um único clique, o dinheiro economizado pelo usuário na Olivia vai se tornar um investimento na XP”, explica Moraes, cofundador da empresa.

    +LEIA TAMBÉM: Vivo cria centro de treinamento onde humanos vão treinar robôs atendentes

    O aporte, sem valor revelado, se segue a uma parceria entre as duas empresas: em setembro do ano passado, a XP lançou o robô Max, desenvolvido pela startup.

    Como funciona o aplicativo

    O app tem a pretensão de se tornar parte do planejamento financeiro das pessoas. Para isso, pede “licença” para ter acesso aos dados de conta bancária e cartão de crédito do usuário. É assim que ele consegue entender um padrão de ganhos e gastos.

    Na sequência, por meio de um chat, a ferramenta faz perguntas e dá sugestões, informando ao usuário sobre sua situação financeira e incentivando-o a economizar pelo menos uma pequena fatia de sua renda - dando dicas sobre compras do mês, refeições fora de casa e até tarifas bancárias.

    +LEIA TAMBÉM: Empresa cria “robô contador” que trabalha até 100 mil horas por ano

    Nos EUA, a ferramenta já é capaz de fazer pesquisas de preços em supermercados nas regiões próximas ao usuário e propor a ele um novo padrão. Segundo a empresa, um usuário médio poupa 0,8% da renda familiar por mês quando começa a usar o serviço. Sessenta dias após o início do uso do app, o porcentual salta para 5,7%. A empresa espera direcionar esse dinheiro extra de seus usuários para a XP.

    Para faturar, a startup aposta em parcerias com redes de varejo, como restaurantes e bancos. Nos EUA, diz a startup, os primeiros acordos já estão em andamento.

    Deixe sua opinião
    Use este espaço apenas para a comunicação de erros
    Máximo de 700 caracteres [0]

    Receba Nossas Notícias

    Receba nossas newsletters

    Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

    Receba nossas notícias no celular

    WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

    Comentários [ 0 ]

    Máximo 700 caracteres [0]

    O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.