• Carregando...
YouTube não chegou em acordo com associação de compositores | Reprodução/YouTube
YouTube não chegou em acordo com associação de compositores| Foto: Reprodução/YouTube

O site de vídeos YouTube, do Google, informou nesta segunda-feira (9) que vai bloquear todos os vídeos de música para usuários da Grã-Bretanha, após não ter conseguido fechar um acordo sobre direitos com a principal associação de compositores (PRS).

O site disse que a associação que arrecada royalties para quase 50 mil compositores estava pedindo um pagamento "muito" maior que o previsto no acordo anterior, que expirou.

"A PRS está pedindo muitas e muitas vezes mais do que antes. Os custos são simplesmente proibitivos para nós", afirmou a companhia, destacando que a associação não informou quais artistas e músicas são protegidas.

"Nós valorizamos a criatividade de compositores e músicos e temos trabalhado arduamente com os detentores dos direitos para gerar receitas on-line significativas para eles e respeitar os direitos autorais", acrescentou o Google.

O Google disse que ainda está negociando com a PRS, mas destacou que vídeos de artistas da EMI, Universal, Warner e Sony BMG e alguns selos indies serão sistematicamente retirados nos próximos dias.

O YouTube tem acordos separados com as principais gravadoras que controlam os direitos autorais, mas a PRS detém a licença para músicas e letras. A associação disse que o Google fez o anúncio sem qualquer consulta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]