• Carregando...
Site do jornal israelense Hareetz exibe peça criada pela Zara | Reprodução/Haaretz.com
Site do jornal israelense Hareetz exibe peça criada pela Zara| Foto: Reprodução/Haaretz.com

A marca de roupas espanhola Zara retirou nesta quarta-feira (27) de seu catálogo de vendas uma camisa infantil estilo marinheiro decorado com uma estrela amarela, que provocou protestos por sua semelhança com o distintivo imposto pelos nazistas aos judeus.

A roupa, de listras horizontais em azul e branco com uma estrela de seis pontas no lado esquerdo do peito, esteve disponível por poucas horas na loja on-line da Zara.

"O desenho original foi inspirado nas estrelas de xerife dos típicos filmes de faroeste" americanos, muitas vezes douradas e com seis pontas, declarou um porta-voz da popular marca.

"Não tem nada a ver com as conotações a que está sendo associada", acrescentou, referindo-se a estrela amarela que os judeus tinham que usar na Alemanha e outros países ocupados pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial e as listras verticais dos uniformes dos prisioneiros nos campos de concentração.

"Entendemos que há uma sensibilidade em relação a esta questão" e "estamos pedindo desculpas aos nossos clientes", disse o porta-voz.

A marca espanhola, que pertence ao grupo Inditex, já havia sido fortemente criticada em 2007 por ter vendido uma bolsa bordada com a suástica. A Zara se defendeu alegando não ter notado este símbolo apropriado pelos nazistas em um artigo produzido por um dos seus fornecedores.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]