• Carregando...

A Microsoft pode ter a possibilidade de roubar mercado do popular player iPod, já que, segundo uma pesquisa da Reuters, 35% dos usuários que mostraram interesse pelo novo Zune estão dispostos a substituir seu player digital existente.

A Microsoft, maior produtora mundial de software, começou duas semanas atrás a vender o Zune, que analistas classificaram como o mais sério esforço até o momento de desenvolver um concorrente para o iPod, da Apple Computer, de longe o player digital mais vendido do mercado.

Desde chegou ao mercado em outubro de 2001, o iPod já superou a marca de 70 milhões de unidades vendidas e atualmente domina uma fatia de 70% do mercado americano de players de MP3.

A Microsoft mesma reconheceu que pode demorar anos para que seus esforços de promoção do Zune surtam efeito.

O aparelho chegou ao mercado com força, conquistando nove por cento do mercado de players digitais de música dos Estados Unidos em sua primeira semana, e tomando o segundo posto que cabia ao Sansa, da SanDisk, de acordo com o NPD Group, uma empresa de pesquisa de mercado. A Apple manteve a liderança do segmento, com 63 por cento do mercado em termos de volume, segundo a NPD.

De acordo com a pesquisa da Reuters, realizada durante a semana de Ação de Graças nos EUA, a Apple continua na liderança por larga margem, com cerca de 70% dos respondentes afirmando, sem estímulo, que planejavam adquirir um iPod.

Quando a enquête oferece aos entrevistados uma lista de players de MP3 entre os quais escolher, 80% dos respondentes optaram pelo iPod. Cerca de 7% daqueles que receberam a lista, que incluía também o modelo da Microsoft, selecionaram o Zune. Entre as pessoas que expressaram preferência pelo Zune, cerca de 35% afirmaram que estavam substituindo um aparelho existente, enquanto 18% dos interessados em iPods têm a mesma intenção.

Entre os 35%, alguns provavelmente já são usuários da iniciativa PlayForSure, da Microsoft, que permite que os consumidores escolham uma lista de aparelhos e lojas de música mutuamente compatíveis, disse Mike McGuire, analista da Gartner. O levantamento chamado Reuters Primary Research envolveu 450 entrevistados de um grupo de 1.050 candidatos a compradores de players MP3.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]