A Microsoft pode ter a possibilidade de roubar mercado do popular player iPod, já que, segundo uma pesquisa da Reuters, 35% dos usuários que mostraram interesse pelo novo Zune estão dispostos a substituir seu player digital existente.
A Microsoft, maior produtora mundial de software, começou duas semanas atrás a vender o Zune, que analistas classificaram como o mais sério esforço até o momento de desenvolver um concorrente para o iPod, da Apple Computer, de longe o player digital mais vendido do mercado.
Desde chegou ao mercado em outubro de 2001, o iPod já superou a marca de 70 milhões de unidades vendidas e atualmente domina uma fatia de 70% do mercado americano de players de MP3.
A Microsoft mesma reconheceu que pode demorar anos para que seus esforços de promoção do Zune surtam efeito.
O aparelho chegou ao mercado com força, conquistando nove por cento do mercado de players digitais de música dos Estados Unidos em sua primeira semana, e tomando o segundo posto que cabia ao Sansa, da SanDisk, de acordo com o NPD Group, uma empresa de pesquisa de mercado. A Apple manteve a liderança do segmento, com 63 por cento do mercado em termos de volume, segundo a NPD.
De acordo com a pesquisa da Reuters, realizada durante a semana de Ação de Graças nos EUA, a Apple continua na liderança por larga margem, com cerca de 70% dos respondentes afirmando, sem estímulo, que planejavam adquirir um iPod.
Quando a enquête oferece aos entrevistados uma lista de players de MP3 entre os quais escolher, 80% dos respondentes optaram pelo iPod. Cerca de 7% daqueles que receberam a lista, que incluía também o modelo da Microsoft, selecionaram o Zune. Entre as pessoas que expressaram preferência pelo Zune, cerca de 35% afirmaram que estavam substituindo um aparelho existente, enquanto 18% dos interessados em iPods têm a mesma intenção.
Entre os 35%, alguns provavelmente já são usuários da iniciativa PlayForSure, da Microsoft, que permite que os consumidores escolham uma lista de aparelhos e lojas de música mutuamente compatíveis, disse Mike McGuire, analista da Gartner. O levantamento chamado Reuters Primary Research envolveu 450 entrevistados de um grupo de 1.050 candidatos a compradores de players MP3.
-
Um guia sobre a censura e a perseguição contra a direita no Judiciário brasileiro
-
O “relatório da censura” e um momento crucial para a liberdade de expressão
-
Braço direito de Moraes no STF já defendeu pena de morte e é amigo de Val Marchiori
-
Três governadores e 50 parlamentares devem marcar presença no ato pró-Bolsonaro de domingo
Meta fiscal mais frouxa do governo Lula piora expectativas e mercado joga juros para cima
Rebaixamento da meta aumenta desconfiança sobre as contas do governo Lula
Incertezas do Brasil fazem exportador deixar dólar no exterior e elevam pressão sobre câmbio
FMI amplia projeção de crescimento do PIB brasileiro para 2024 e 2025
Deixe sua opinião