• Carregando...

Eleições nas escolas estaduais terminam às 22h

As eleições para diretores e auxiliares de 2,1 mil escolas da rede pública estadual que aconteceram nesta quinta-feira (20) em todo o Paraná não registram nenhum problema nas primeiras horas da votação, de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Paraná (APP-Sindicato). "Até agora não recebemos nenhuma informação sobre atrasos, confusões, brigas, ou sobre denúncias de fraude ou qualquer tipo de problema técnico", afirma Luiz Carlos Paixão da Rocha, secretário de imprensa do APP-Sindicato.

Segundo Rocha, o sindicato estava acompanhando o processo em todo o Estado, e professores podiam fazer reclamações a qualquer momento. As eleições começaram às 8 horas e se estenderam até as 22 horas em todas as escolas. São aproximadamente 2,3 milhões de pessoas que têm o direito de votar. Quase 5 mil chapas com 8 mil candidatos estavam inscritos em todo o Paraná, e aproximadamente 52 mil professores e funcionários atuaram como mesários, escrutinadores e organizadores da votação.

Professores, funcionários, e alunos maiores de 16 anos puderam votar. Para as crianças mais novas, os pais são os responsáveis pelo voto. Para participar, o eleitor devia apresentar apenas um documento com foto. "Todos os colégios contam com a relação de matrículas de estudantes, docentes e servidores para confirmar a identidade", explicou Rocha.

Apesar das eleições, as aulas não foram suspensas. Os alunos e professores devem votar no intervalo ou no contra-turno de suas atividades. De acordo com a Secretaria de Estado da Educação, ainda nesta noite os colégios começam a fazer a apuração dos votos, trabalho que deve ser concluído até sexta-feira (21).

Os candidatos escolhidos tomam posse no dia 1º de janeiro de 2009 para um mandato de três anos. Os diretores podem ser reconduzidos por duas vezes consecutivas ao cargo.

Plebiscito no Colégio Estadual do Paraná

Ficam de fora do processo de eleição direta para diretores nas escolas públicas 273 instituições, entre religiosas, Apaes e conveniadas, o Colégio Estadual do Paraná (CEP) e o Colégio Estadual da Polícia Militar. De acordo com a secretaria de Educação, há um regime especial para a escolha do diretor nesses locais.

No CEP, desde 1964, uma lei estabelece que a escolha de um novo diretor deve ser indicada pelo governador. Contra essa determinação, o Grêmio Estudantil Estadual do Paraná, o Comitê Pró-Diretas e a APP-Sindicato comandaram um plebiscito para saber a opinião da comunidade (professores, pais e alunos) a respeito da eleição direta.

De acordo com Janislei Aparecida Albuquerque, secretária educacional da APP-Sindicato, professora do CEP e mãe de uma aluna da instituição, a participação no plebiscito foi considerada boa. "Todos os alunos do turno da manhã participaram e as filas foram muito bem organizadas", afirmou. Segundo Janislei, ao todo, quatro mil estudantes, 300 professores e 150 funcionários têm direito a voto no plebiscito.

A consulta à comunidade acontece entre 8 e 22 horas. A secretária de Educação, Yvelise Arco-Verde, declarou que não irá se opor ao movimento, desde que ocorra de maneira pacífica. "Essa mobilização dos estudantes faz parte da formação de cidadania. É legítimo. O que a secretaria não pode é ir contra uma determinação do governador e promover o processo eleitoral no colégio. É isso que os estudantes precisam entender", afirmou.

Escolas municipais

Na rede municipal de ensino de Curitiba a eleição para escolha de diretor e vice-diretor de 171 escolas municipais acontece no sábado (22). A disputa eleitoral tem 269 chapas inscritas e os vencedores serão conhecidos no mesmo dia. Terão direito ao voto estudantes maiores de 16 anos, familiares e funcionários das escolas. A votação será das 9h às 16h.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]