• Carregando...
A professora Carolina Cañete conversa com os alunos sobre biodiversidade | Antônio More/ Gazeta do Povo
A professora Carolina Cañete conversa com os alunos sobre biodiversidade| Foto: Antônio More/ Gazeta do Povo

Uma visita ao Parque dos Tropeiros poderia ter sido apenas um passeio para descontrair os alunos da Escola Municipal Cândido Portinari. Mas não foi o caso para os alunos do 5.º ano que, por meio do projeto chamado "Mata Atlântica, nosso maior patrimônio", aproveitaram o espaço re­­manescente da Mata Atlântica para atividades em várias disciplinas. As responsáveis pelo projeto, que foi apresentado pelos alunos na miniconferência da Biodiversi­dade, em Curitiba, foram as professoras Viviane Andrade, de Geografia, e Carolina Cañete, de Ciências. "Na visita con­­versamos com os alunos sobre a importância deste parque para comunidade local e buscamos alternativas para preservar a área. Coletamos galhos caídos e levamos para o laboratório de ciências."

"No laboratório os alunos confeccionaram esxicatas (amostras), que são formas de preservar o material botânico para estudo posterior", conta Caroli­na, que é doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Em outras aulas, o assunto foi retomado no laboratório, com a extração de clorofila das folhas. "É muito simples. As folhas foram maceradas e misturadas com um pouco de acetona, e o líquido verde que se formou foi colocado em um tubo de ensaio com papel filtro. Cerca de 25 minutos depois, a clorofila ficou no papel filtro. Também foi possível visualizar o pigmento amarelo das folhas, chamado xantofila", explica. As turmas do 5.º ano também elaboraram um folder que mostra a importância da preservação da Mata Atlântica e que foi distribuído com sementes de árvores nativas da região.Para encerrar o projeto, os alunos escreveram um carta compromisso em forma de árvore dos sonhos, em que expressaram suas metas para contribuir para a preservação da área. "Cada um es­­creveu um sonho que tinha para preservar o parque e as metas que teriam de cumprir. Agora pretendemos resgatar o projeto, com conversas com vizinhos sobre a importância de cuidarmos daquele espaço. Traba­lhar com a preservação é uma ideia que pode ser colocada em prática em qualquer escola que tenha uma área verde, um jardim, ou em algum parque ou praça próximos", afirma Carolina.

* * * * *

Interatividade

Conhece algum professor inovador ou alguma prática de sala de aula que envolva os alunos? Mande sua sugestão para

Mande sua sugestão para educacao@gazetadopovo.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]