• Carregando...

Os alunos dos cursos técnicos do Paraná serão cadastrados no sistema nacional do Ministério da Educação (MEC) para o ensino profissionalizante. Trata-se da implantação da segunda fase do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica, que acontece em todo o país e visa padronizar e facilitar a relação entre instituições de ensino, órgãos do governo e alunos. Nesta quinta-feira (23), representantes do MEC e do Conselho Estadual de Educação (CEE) do Paraná se reuniram para, juntos, visitarem instituições de ensino do Curitiba e região e auxiliar no cadastro dos estudantes.

A primeira etapa foi a constituição do Catalogo Nacional de Cursos Tecnicos que foi lançado em versão preliminar em 2007, e em sua primeira etapa visava padronizar a grande diversidade de denominações de cursos que, em muitos casos, designavam perfis similares. No total, foram encontradas cerca de 2.800 denominações distintas. "O Conselho Nacional de Educação disciplinou a matéria e estabeleceu um eixo de denominações possíveis. Quem está com nome diferente tem que se adequar", explica o presidente do CEE do Paraná, Romeu Gomes.

"Hoje iniciando o cadastramento dos alunos e em breve se um estudante paranaense de um curso técnico pedir transferência para o Amazonas poderá fazer sem a necessidade de toda aquela papelada e burocracia", conta Gomes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]