• Carregando...
Apesar de ter tirado a pior nota do Paraná, a Escola Alcindo Fanaya Júnior melhorou o desempenho em relação ao Enem 2007 | Rodolfo Bührer/Gazeta do Povo
Apesar de ter tirado a pior nota do Paraná, a Escola Alcindo Fanaya Júnior melhorou o desempenho em relação ao Enem 2007| Foto: Rodolfo Bührer/Gazeta do Povo

A diretora do Colégio Estadual Alcindo Fanaya Júnior, exclusivo para alunos surdos, Nerci Maria Maggioni Martins, considerou satisfatório o resultado alcançado pela instituição no Enem 2008. "Estamos na frente de muitas escolas", disse, apesar da nota 26, a mais baixa do Paraná e a segunda menor do país. Para ela, o número não deve ser considerado independentemente dos desafios enfrentados pelos estudantes da escola.

Nerci contou que os 15 alunos que fizeram o exame não tiveram tratamento diferenciado, como a prova em libras, e a maioria não contou nem com a ajuda de um intérprete para dar as orientações. "Esta é uma escola regular, que acompanha a proposta pedagógica do ensino regular, mas que atende pessoas surdas e que ficam em desvantagem diante de um exame normal", completou.

A diretora afirmou que já pediu ao Ministério da Educação que apresente alguma solução para os estudantes porque a dificuldade está na interpretação da prova. Apesar disso, os alunos do Alcindo Fanaya Júnior estão progredindo nos resultados. No Enem 2007 a nota média foi 18,63, contra 26 agora.

Nerci disse que como diretora tem orgulho de ver seus alunos fazendo a prova, enquanto muitos estão fora da proposta de ensino regular, um direito garantido pela Constituição. E participar do exame é importante para o estudante, lembrou a diretora, já que a nota tem peso no processo de seleção para a universidade. "Já tive aluno com nota 7 no Enem que entrou na faculdade", citou Nerci.

Há 33 anos atuando na educação especial, a educadora mencionou o avanço positivo, social e pedagógico, que tem alcançado com o seu trabalho. Ela disse que assumiu o Alcindo Fanaya Júnior em 1998 e que, desde 2003, a escola oferece o ensino médio. "Temos alunos a partir de 2 anos de idade e a partir do segundo semestre devemos oferecer o pós-médio em Informática, um curso profissionalizante para o estudante que não passar imediatamente no vestibular".

O que é o Enem

O Enem está em sua 11ª edição e foi criado para medir o desempenho dos alunos que terminam o ensino médio. Das 26.665 escolas de ensino médio brasileiras cadastradas no Censo Escolar da Educação Básica 2008, 91% têm pelo menos um aluno que concluiu o ensino médio entre os participantes do Enem. As médias só são calculadas para as escolas que tiveram a participação de mais de dez alunos concluintes no exame. A partir do próximo ano, o Enem poderá substituir o vestibular nas universidades federais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]