• Carregando...

O enunciado da questão escolhida solicitava aos candidatos a comparação entre os motivos da expansão populacional de Londres do século XIX e de Brasília hoje. Veja as respostas.

TEXTO EXCELENTE

O mundo testemunhou o surgimento de megacidades nos últimos dois séculos. Dois centros urbanos que se encaixam nesse contexto são Londres, no século XIX e a Brasília contemporânea. Ambas sofrem ou sofreram um intenso inchaço populacional, mas por motivos distintos.

Brasília, capital brasileira, é uma cidade moderna. Entretanto, devido a falhas no plano diretor de urbanização (em especial na política de assentamentos) a cidade apresenta um crescimento demográfico muito superior ao previsto na época em que foi concebida. Isso favorece a favelização e o surgimento das cidades-satélite superpopulosas.

O caso de Londres nos anos 1800 é distinto. O impressionante crescimento da cidade foi impulsionado pelo triunfo do capitalismo industrial-financeiro. Tal atividade, indiretamente, moderniza o campo e dispensa grande contingente de trabalhadores rurais. Essa vultosa mão-de-obra migrou para o pólo industrial emergente (Londres) e,juntamente com outros migrantes, ajudou a superpovoar a cidade.

Comentário

A equipe de correção levou em consideração um conjunto de critérios básicos visíveis num bom texto por um corretor experiente. Em primeiro lugar, o candidato soube atender ao enunciado ou comando da questão: comparar as cidades de Londres e Brasília, explicando sua expansão populacional. Ao fazê-lo, o autor do texto estruturou-o bem nas três partes básicas: uma breve introdução em que anuncia a estrutura do texto por comparação; a seguir, passa a argumentar, aproveitando informações fornecidas pelos textos-base e usando conhecimento individual.

Quanto ao nível lingüístico, percebe-se a preocupação de redigir períodos curtos, claros e bem coesos. Não comete erros formais graves, embora a colocação de vírgulas – especialmente a ausência de algumas – possa ser observada por um corretor mais meticuloso. O vocabulário é apropriado, com alguma preocupação de empregar termos mais selecionados, e de forma correta, como é o caso de "vultosa" ou, ainda, "impulsionado" e "distintos".

Ênio Ditterich – professor de redação do curso Dom Bosco.

TEXTO BOM

Com o desenvolvimento das cidades, com a revolução industrial, as cidades grandes tornaram-se muito mais atraentes que as simples áreas rurais.

Londres, por ser a origem da revolução industrial, sofreu uma grande expansão demográfica durante o século XIX. Por ser uma novidade, pela súbita substituição dos produtos primários pelos manufaturados, e pela procura de uma vida mais digna, a população rural mudou-se em massa paraLondres.

Brasília, por ainda estar em desenvolvimento tanto demográfico como econômico, está atualmente sofrendo com essa migração. A procura de um melhor emprego e uma qualidade de vida à qual não é proporcionada pelo campo, vem trazendo sérios problemas para Brasília, como a favelização e pobreza.

Comentário

O primeiro problema que esse texto apresenta é o fato de não distinguir entre o título do texto-base e a sua fonte. O aluno apresentou uma leitura muito superficial dos textos em questão, deu um "salto" interpretativo muito grande e não contextatualizou as diferenças históricas entre os dois motivos da expansão populacional. O dois textos simplesmente apresentam a "fuga das pessoas por melhores qualidades de vida". Os problemas de coesão também ficam evidentes e por isso não deveria ser considerado um texto bom. Na minha opinião a banca corretora pecou neste sentido.

Vitória Denck – professora de redação do curso Acesso.

TEXTO INSUFICIENTE

Brasília foi projetada originalmente para ser a capital da nação sem levar em conta que poderia obter um inchaço populacional desordenado. Entretanto Londres, já passava por esse inchaço e optou por medidas no intuito de modernizar a terra e o desenvolvimento do comércio. Assim atraiu mais pessoa para o centro mas porem, soube administrar de uma forma que pode tirar proveito desta situação.

Comentário

Além de apresentar vários problemas de coesão houve também neste texto uma super-simplificação. A principal delas é o fato de tornar o processo que ocorreu em Londres "intencional", ao dizer que Londres "optou por medidas no intuito de modernizar a terra e o desenvolvimento do comércio", quando o texto-base não coloca isso como causa, mas como conseqüência. Além disso, tornou contemporâneos os processos de Brasília e de Londres, o que também não é verdadeiro. A alguns chamaria muita atenção o fato de o candidato ter começado com o "h" em "originalmente", mas esse é apenas mais um componente (e menor) do problema de leitura que o aluno apresentou.

Caibar Magalhães Júnior – professor de redação do curso Decisivo.

TEXTO REGULAR

A expansão populacional de Londres no século XIX pode ser explicada pela crise que afetava a Europa naquela época e também por ter se tornado um centro político. As pessoas iam para lá em busca de empregos, atraídos pelo comércio e tentando fugir da crise. Como ocorreu em Londre acontece hoje em Brasília, o aumento do contingente de pessoas se dá por motivos semelhantes, já que 60% do crescimento se dá atravez da migração, por pessoas que procuram uma melhor qualidade de vida.

Comentário

O texto acima é regular já que, minimamente, percebe as semelhanças, mas não as diferenças. Embora mostre que houve crescente afluxo de populações nas duas cidades, não demarca os respectivos contextos históricos que distinguem totalmente os dois casos. O texto ainda aplica de forma indevida o dado estatístico (60%), pois o retira da correlação proporcional em que figura no texto-base. Além disso, há problemas de pontuação e ortografia (marcados no texto) que depõem contra o aspecto formal.

Wellington Borges Costa, o Wella, professor do curso Positivo.

TEXTOS NULOS

Poder viajar para uma cidade como Londres não se deve pensar duas vezes, é só arrumar as malas, pegar o avião e seguir rumo a um paraíso, com belezas e atrações irresistíveis aos olhos de qualquer pessoa.

Comentário

O texto demonstra incompreensão do enunciado, falta de conhecimento e visão crítica em relação ao conteúdo cobrado na questão, além de apresentar erros de coesão textual - causados, principalmente, por falhas de pontuação. Destaco, ainda, a falta de preparo emocional na qual presencia-se um discurso imaturo que, no mínimo, demonstra que o candidato estava bastante equivocado quanto ao seu momento de prestar o Vestibular.

Anna Beatriz da Silveira Paula – professora de redação do curso Expoente.

DICAS

Meio caminho para uma boa redação é prestar toda atenção no enunciado. Perceber exatamente o que deve ser feito antes de começar a escrever é fundamental. Depois, basta seguir as técnicas para cada tipo de texto (opinativo, narrativo, informativo, etc.) e não "inventar" vocabulário. É muito melhor escrever de forma simples, usando palavras conhecidas. Prefira períodos curtos, com linguagem direta. É mais fácil.

Ao concluir o rascunho, alguns cuidados são necessários. Volte a conferir o enunciado e veja se cumpriu todas as determinações. Confira se obedeceu às características de cada tipo de texto. Se o texto for dissertativo, verifique se você realmente apresentou o tema proposto e se posicionou sobre ele, argumentando depois. Se você tiver que interpretrar um gráfico, preste mais atenção ainda ao enunciado, que às vezes pede apenas a transformação em texto informativo, mas não raras vezes solicita também uma opinião sobre o assunto em questão.

Depois, antes de passar a limpo, veja ainda se o enunciado pede título. Confira detalhadamente a acentuação a cheque a pontuação. Tudo isso deve ser feito com calma. Mas fique tranqüilo que a operação toda é mais rápida que a descrição apresentada aqui. E, então, passe a limpo.

Cláudio Feldens - jornalista e professor de redação

Prova exige habilidade de leitura e capacidade de organizar textos

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]