• Carregando...
Ella Washington abandonou a escola na sexta série para ajudar a família. Logo se mudou para a capital americana, onde trabalhou para sustentar os doze filhos até se aposentar aos 83 anos. | Liberty University.
Ella Washington abandonou a escola na sexta série para ajudar a família. Logo se mudou para a capital americana, onde trabalhou para sustentar os doze filhos até se aposentar aos 83 anos.| Foto: Liberty University.

Uma mulher de 89 anos se formou após abandonar os estudos na sexta série: Ella Washington é a graduada mais velha de sua turma em “Estudos Interdisciplinares” pela Liberty University, em Lynchburg, Virginia. 

“Minha mãe é uma mulher notável”, disse a filha de Washington, Ellen Mitchel. "Aprendi a ser forte por causa de seu exemplo. Agora, ela estabeleceu o padrão para seus netos e bisnetos", completou. 

Mitchel contou que sua mãe enfrentou dificuldades quando chegou à cidade: Washington é uma mulher negra nascida em uma área rural do estado da Carolina do Norte, no começo do século 20, durante o período de segregação racial nos Estados Unidos. 

Ella abandonou a escola na sexta série para ajudar a família. Mais tarde ela se mudou para a capital americana, onde trabalhou para sustentar os doze filhos até se aposentar aos 83 anos. 

LEIA TAMBÉM: Ela aprendeu 35 idiomas para ensinar seus alunos; conversamos com a melhor professora do mundo

“Quando veio para D.C., não havia muitas oportunidades para uma mulher negra com pouca instrução. Mas ela trabalhou arduamente fazendo tudo o que podia para ter certeza de que estávamos sendo cuidados”,  conta a filha. 

Com os filhos mais velhos, Washington voltou a estudar aos 49 anos, por meio de um programa de educação de jovens e adultos, até conseguir o diploma de ensino médio em 1978. 

“Ela sempre aprendeu a vida inteira. Seu desejo de aprender e de seguir uma educação tornou-se uma tradição familiar”, disse Mitchell. 

Retorno

O retorno à educação formal aconteceu após a aposentadoria: Washington ingressou na Liberty University em 2012, iniciando a graduação em Estudos Interdisciplinares. 

“Liberty é uma ótima universidade. Recomendaria Liberty a qualquer pessoa porque eu me saí bem”, disse Washington. 

A graduação em Estudos Interdisciplinares não é o fim para Washington; ela já está buscando um diploma de pós-graduação em História pela mesma universidade: 

“Para mim, a história é um ótimo assunto. Todo mundo deveria conhecer sua história e aprender mais sobre isso. Não há nada de errado em aprender mais.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]