• Carregando...
Reitor Henrique de Oliveira Costa, em reunião com pais de candidatos na semana passada | Reprodução / Uncisal
Reitor Henrique de Oliveira Costa, em reunião com pais de candidatos na semana passada| Foto: Reprodução / Uncisal

Problemas na correção do vestibular de 2018 provocaram um impasse na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas.

A lista inicial de 490 aprovados, divulgada em 19 de janeiro, foi cancelada após a empresa que organizou a prova (a AOCP) admitir erros na correção.

A anulação, entretanto, só veio três dias depois, quando os estudantes já se preparavam para realizar a matrícula. A justificativa apresentada: houve  “problemas técnicos no sistema de cálculo de resultado”.

A universidade anunciou o cancelamento do período de matrículas que teria início no dia 22. Uma segunda lista de aprovados, divulgada em 24 de janeiro, está sendo considerada pela instituição. O problema, entretanto, está longe do fim.

Uma decisão liminar do Tribunal de Justiça de Alagoas suspendeu a matrícula dos novos aprovados, que teria início ontem. Pelo menos até que a universidade apresente “informações claras (...) quanto à divulgação de duas listas de aprovados”, o vestibular de 2018 está suspeneso.

O juiz Emanuel Dória atendeu a um pedido de estudantes que haviam sido aprovados para Medicina mas acabaram perdendo a vaga com a mudança. Apenas dois dos 50 nomes aprovados para o curso primeira lista aparecem na segunda versão.

“Entendo que o ato administrativo que determinou a nulidade do vestibular em comento é viciado por falta de motivação suficiente e idônea. Ademais, há indícios de violação do princípio da proteção à confiança”, afirmou o juiz em sua decisão.

Agora, com a perspectiva de uma enxurrada de processos judiciais, a Uncisal pode acabar realizando um novo vestibular.

A Defensoria Pública de Alagoas também entrou no caso. Em reunião com gestores da universidade, os defensores pediram a realização de uma auditoria no vestibular.

A AOCP, com sede em Maringá, foi escolhida por meio de licitação. Em nota, a empresa afirmou que houve um “erro na programação do sistema”.  

“Lamentamos profundamente pelos fatos ocorridos e todos os transtornos causados e reiteramos nosso compromisso com a ética, transparência e segurança dos nossos processos”, diz ainda o comunicado da AOCP.

A Uncisal oferece cinco cursos de de bacharelado e quatro de tecnologia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]