• Carregando...
O uruguaio Pedro Ravela falou sobre o Pisa e ressaltou a importância de avaliações claras e criteriosas nas escolas. | Adriana Czelusniak
O uruguaio Pedro Ravela falou sobre o Pisa e ressaltou a importância de avaliações claras e criteriosas nas escolas.| Foto: Adriana Czelusniak

Ocorreu, na tarde desta quarta-feira, no evento Sala Mundo, a palestra de Pedro Ravela, ex-coordenador nacional do Pisa (Programa Internacional de Avaliação do Estudante) no Uruguai.

Pedro Ravela explicou como são avaliados os conteúdos cobrados pelo Pisa, pelo qual foi demonstrado que a educação brasileira está melhorando, mas ainda ocupa uma posição de pouco destaque. Em um ranking de 65 países, o Brasil ficou com a 53ª colocação em Leitura e Ciências e 57ª em Matemática.

Ravela mostrou várias respostas apresentadas por alunos de diferentes países, e reafirmou a importância do Pisa para avaliar a capacidade dos estudantes para responder a desafios complexos da vida real. "A salas estão fechadas, Não conhecemos o que acontece lá dentro", disse.

Evento

O Sala Mundo 2011 reúne grandes nomes do Brasil e do exterior para debater temas da educação. Durante o evento os convidados apresentarão soluções pedagógicas e administrativas para o dia a dia das escolas, além de abordar assuntos importantes para a educação básica, como avaliações oficiais de aprendizagem, tecnologia educacional e formação de professores.

Ainda nesta quarta, o Sala Mundo receberá, entre outros pesquisadores, Gustavo Ioschpe, mestre em Economia pela Universidade de Yale e autor do livro A ignorância custa um mundo.

No segundo dia estarão presentes, entre outros nomes, Ricardo Semler, Ilona Becskeházy e Cláudio de Moura Castro, doutor em Economia pela Universidade de Berkeley e curador do evento. Outro convidado é o neurocientista Miguel Nicolelis, chefe do Laboratório de Neurociências da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, e fundador do Instituto de Neurociência de Natal, onde são desenvolvidos projetos educacionais de ciência para estudantes de escolas públicas.

O Núcleo de Educação da Gazeta do Povo está acompanhando o evento e traz as novidades em tempo real. Em breve mais informações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]