• Carregando...
Alexandre Afornali está terminando o 2º ano do ensino médio técnico em informática: conhecimento antecipado do mercado | Giuliano Gomes/Gazeta do Povo
Alexandre Afornali está terminando o 2º ano do ensino médio técnico em informática: conhecimento antecipado do mercado| Foto: Giuliano Gomes/Gazeta do Povo

Opções

Veja algumas instituições em Curitiba que oferecem o ensino médio técnico:

Ensitec

Cursos: Administração, Comunicação visual, Mecatrônica, Qualidade e Segurança do trabalho

Duração: 3 anos

Período: manhã

Endereço: Rua Antonio Pietruza, 83, Portão

Informações: (41) 3091-4500 e mkt@ensitec.com.br www.ensitec.com.br

Opet

Cursos: Administração, Informática, Marketing e Publicidade

Duração: 3 anos

Período: manhã

Endereço: Sede Rebouças – Avenida Getúlio Vargas, 902

Informações: (41) 3028-2828 e www.opet.com.br IFPR (Instituto Federal do Paraná)

Cursos: Contabilidade, Informática, Mecânica, Processos fotográficos e Programação de jogos digitais

Duração: 3 a 4 anos

Período: sob consulta

Endereço: Rua João Negrão, 1.285, Rebouças

Informações: (41) 3535-1700 e www.ifpr.edu.br

Sociesc Curitiba

Cursos: Eletrônica, Mecânica, Mecatrônica, Plástica, Qualidade e Química

Duração: 3 anos

Período: manhã e tarde

Endereço: BR-116, km 106,5, 18.805, Linha Verde, Pinheirinho

Informações: (41) 3296-0132 e www.sociesc.org.br

Antes mesmo de ingressar em um curso superior, os alunos que completam os três anos do ensino médio técnico já terminam o curso com uma formação profissional e em busca de oportunidades. Mas a modalidade não está voltada apenas a cursos repletos de cálculos, como o de mecatrônica: em Curitiba há opções para técnico em publicidade, administração, marketing e informática. O publicitário Guilherme Krauss, de 23 anos, que fez de 2002 a 2004 o ensino médio técnico em publicidade diz que o curso foi fundamental na sua colocação profissional. "Costumo dizer que você pega um atalho para a vida adulta quando faz esse curso", brinca. Assim que se formou, ele começou o curso de Publicidade e Propaganda na Universidade Positivo. "Uma prova da eficiência do curso é que consegui uma vaga na concorrida agência experimental da universidade no primeiro ano", conta. Mas alerta: "Foi um belo treino, mas acho importante uma formação complementar, pois o ensino médio técnico não tem a mesma profundidade que uma faculdade, até porque a graduação tem uma duração maior."

O estudante Alexandre Afornali, de 16 anos, que está terminando o 2.º ano do ensino médio técnico em Informática quer se formar e começar a trabalhar para ver como é o mercado. "Depois, se estiver trabalhando na área e quiser fazer uma especialização, poderei pagar pelos meus estudos", diz. "O bom é que agora já sei o que quero fazer e até mesmo em qual área da informática me dou melhor."

Benefícios

Segundo a coordenadora pedagógica de educação básica e técnica da Sociesc Curitiba (Sociedade Educacional de Santa Catarina), Ângela Fátima Souza, são muitas as alternativas para aqueles que optam por fazer o ensino médio regular e o técnico ao mesmo tempo. "Quando terminam o curso, eles podem escolher entre experimentar o mercado antes de se decidir pela profissão ou tentar entrar em uma faculdade", diz. "É claro que depende do aluno e da área escolhida, mas eu sempre recomendo a primeira opção", diz.

A coordenadora garante que essa modalidade de ensino proporciona, além da formação técnica, "o amadurecimento psicológico e o desenvolvimento da visão de mercado dos alunos, já que eles entram em contato com o mundo dos negócios desde cedo."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]