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Martin Carnoy, durante o Sala Mundo 2011 | Daniel Derevecki/Divulgação
Martin Carnoy, durante o Sala Mundo 2011| Foto: Daniel Derevecki/Divulgação

Para Martin Carnoy, professor da Universidade de Stanford (Estados Unidos), países como Brasil e México começaram a investir muito tarde em educação, o que explica em parte a distância que ainda apresentam em relação aos países desenvolvidos. Na manhã desta quarta-feira (17), Carnoy participou como convidado do Sala Mundo 2011, encontro internacional de educação promovido em Curitiba pelo Grupo Positivo e pela Prefeitura de Curitiba com promoção da Gazeta do Povo.

Doutor em Economia pela Universidade de Chicago, o professor falou a uma plateia de aproximadamente 2,4 mil pessoas, no Teatro Positivo, sobre as lições internacionais em educação e os recentes avanços obtidos pelo Brasil no setor.

Segundo Carnoy, 80% da população em idade primária (ensino fundamental) dos Estados Unidos já frequentava a escola em 1910. Outros países, como o Japão, também investiram cedo nessa etapa de ensino, enquanto no Brasil a universalização do fundamental ocorreu apenas há alguns anos. Em 2003, 96% das crianças brasileiras de 7 a 14 anos frequentava o ensino fundamental, etapa adequada para essa faixa etária.

"O Brasil e o México começaram a investir muito tarde na educação. Hoje eles precisam investir também nos ensinos médio e superior, porque a economia atualmente é muito mais complexa", ressaltou. Segundo Carnoy, as duas maiores economias da América Latina ainda apresentam baixa porcentagem de pessoas de 25 a 34 anos com ensino médio ou superior, embora as exigências do mercado de trabalho estejam cada vez maiores.

Desigualdade de renda

De acordo com Carnoy, a distribuição desigual de renda interfere tanto na aprendizagem dos estudantes quanto os valores investidos em educação. O professor ressaltou que as crianças mais pobres convivem com menos experiências de aprendizagem fora da escola, o que prejudica o desempenho na instituição de ensino.

"As experiências de aprendizagem antes da escola são muito importantes. As escolas podem ser incríveis, mas será muito difícil recuperar o que essas crianças não tiveram", disse. Para ele, a corrupção é outro fator que prejudica a qualidade da educação. "Se houver corrupção, você pode investir o que quiser na área que não fará diferença."

Sala Mundo 2011

Durante o evento os convidados apresentarão soluções pedagógicas e administrativas para o dia a dia das escolas, além de abordar assuntos importantes para a educação básica, como avaliações oficiais de aprendizagem, tecnologia educacional e formação de professores.

Ainda na quarta, o Sala Mundo recebe, entre outros pesquisadores, o professor Kazuhiro Yoshida, da Universidade de Hiroshima; José Francisco Soares, professor titular aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Pedro Ravela, ex-coordenador nacional do Pisa (Programa Internacional de Avaliação do Estudante) no Uruguai; e Gustavo Ioschpe, mestre em Economia pela Universidade de Yale e autor do livro A ignorância custa um mundo.

No segundo dia estarão presentes, entre outros nomes, Ricardo Semler, Ilona Becskeházy e Cláudio de Moura Castro, doutor em Economia pela Universidade de Berkeley e curador do evento. Outro convidado é o neurocientista Miguel Nicolelis, chefe do Laboratório de Neurociências da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, e fundador do Instituto de Neurociência de Natal, onde são desenvolvidos projetos educacionais de ciência para estudantes de escolas públicas.

O Núcleo de Educação da Gazeta do Povo está acompanhando o evento e traz as novidades em tempo real. Em breve mais informações.

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