• Carregando...

Prestar vestibular de inverno na certeza de garantir a entrada em uma universidade pode não ser tão fácil quanto muitos candidatos imaginam. Apesar de em algumas instituições o processo seletivo na metade do ano ter uma concorrência menor, quando se trata das maiores universidades do Paraná, a disputa por uma vaga é acirrada em qualquer um dos dois vestibulares anuais.

Na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), o vestibular de inverno de 2004 teve no ano passado 1.150 inscritos para 885 vagas (1,30 candidato por vaga), enquanto o processo de seleção de verão ofereceu 7.790 vagas, mas o número de candidatos inscritos foi surpreendente, de 14.001. Mesmo assim fechou com uma concorrência de 1,8 candidato por vaga. O número de cursos também é bem menor: 24 no inverno e 54 do verão.

Já na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), o vestibular de inverno é ligeiramente maior em número de candidatos e vagas, de acordo com a matéria divulgada no Caderno do Estudante da Gazeta do Povo com o coordenador da Comissão Permanente de Seleção (CPS), Antônio Carlos Schafranski. "Isso ocorre porque a nossa segunda maior clientela é de Curitiba, são cerca de 4 mil candidatos da capital." No vestibular de inverno do ano passado, a proporção de candidatos por vaga chegou a 10,9 e no de verão a 8,4.

Na instituição, o processo seletivo de inverno ganhou tamanha importância que é chamado de primeiro vestibular do ano. Ao contrário de outras universidades e faculdades, os aprovados tanto do processo de verão quanto de inverno começam as aulas juntos, no início de cada ano.

De acordo com o coordenador de Ensino Superior, Tarcísio Trindade, Secretaria Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), o maior número de candidatos no primeiro vestibular pode se dar ao fato de que no meio do ano haja menos oferta de concursos vestibulares, principalmente pelas instituições públicas.

No Grupo Opet (Faculdade Opet e Faculdade de Tecnologia Opet), a concorrência nos dois vestibulares realizados no ano é equivalente. "Em algum curso pode ser maior, mas de uma forma geral não há grande diferença", afirma a diretora-geral da instituição, Adriana Karam Koleski. Das 830 vagas ofertadas em 14 cursos no ano passado, nos dois vestibulares, o número de candidatos por vaga ficou em 4,4 no verão e em 4,0 no inverno.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]