• Carregando...

Começou em Matinhos nesta segunda-feira (12) o primeiro concurso para selecionar professores da Universidade Federal do Paraná do Litoral (UFPR Litoral). O processo seletivo registrou um número recorde de inscritos: 988 candidatos disputam as 36 vagas oferecidas pela instituição em níveis de graduação, mestrado e doutorado, o que dá uma concorrência de 27,44 candidatos por vaga.

O número é maior do que a disputa registrada para o primeiro vestibular da UFPR Litoral, ocorrido em junho deste ano, quando a concorrência geral ficou em 9,19 candidatos por vaga. Foram recebidas inscrições de professores de todo o Paraná e também de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Brasília e até de alguns estados do Nordeste. De acordo com a presidente da comissão do concurso, Marilene Buffon, esse é o concurso que registrou a maior procura na história da universidade.

Nesta segunda-feira, foram realizadas as primeiras três bancas para as disciplinas de Fisioterapia, Enfermagem e Desenvolvimento Psicosocial. Na terça, é a vez das bancas de Agroecologia, Educação e Assistência Social, Gastronomia e Turismo. Os candidatos aprovados na prova escrita devem apresentar uma aula de 50 minutos para os calouros da universidade e terão seus currículos analisados.

A segunda fase do concurso para docentes da UFPR Litoral ocorre no início de outubro, quando os demais candidatos irão disputar as outras 28 vagas que exigem os títulos de mestrado e doutorado para exercer o magistério superior. Os salários nos três níveis de formação variam de R$ 2.172,23 a R$ 5.100. Um novo concurso para docentes da UFPR Litoral deve ocorrer ainda este ano, segundo o pró-reitor de graduação, Valdo José Cavallet.

Aquecimento da economia

O concurso para docentes da UFPR Litoral reuniu, além dos 330 candidatos, cerca de 150 professores que integraram as bancas examinadoras e que somam um total de 480 pessoas a mais circulando pelo município de Matinhos. O número é suficiente para esticar a movimentação vivida pelo comércio local durante o feriadão da Independência. O Hotel Caieiras, por exemplo, está abrindo as portas somente para hospedar os organizadores do concurso e absorve também alguns candidatos.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Matinhos (ACIMA), Carlos D'Alberto Freire, disse que só com o início das aulas da UFPR Litoral o comércio local já está sentindo um aumento no faturamento. Para este concurso, Freire, que também é proprietário do Restaurante Paraíso, espera vender 30% a mais de refeições por dia no seu estabelecimento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]