• Carregando...

Entrar em uma universidade pública é o sonho de muitos, mas para a grande maioria fazer um cursinho pré-vestibular é financeiramente impossível. O assunto é tema de uma matéria da jornalista Andréa Sorgenfrei no Caderno do Estudante da Gazeta do Povo desta segunda-feira (6). Uma pesquisa da Datafolha mostra que 72% dos aprovados na Universidade de São Paulo (USP) – um dos processos seletivos mais concorridos no País – investiram em cursinho preparatório, além do ensino normal.

Para por um fim a essa desvantagem, a televisão pode se apresentar como uma aliada nessa batalha. Sob a bandeira da democratização do ensino, o Sistema Uno da Editora Moderna desenvolveu o Unosat, um cursinho pré-vestibular via satélite a um custo que promete ser de três a quatro vezes menor que os tradicionais. Para a implantação do projeto, de acordo com o diretor técnico da Unosat Pedro Jorge Graça, é necessário que a escola tenha uma televisão ou projetor, um computador e telefone. A empresa fornece o material didático e o decodificador para a transmissão das aulas. Para uma turma de 40 alunos o custo mensal para cada aluno seria de R$ 90 a R$ 100.

Ter disciplina É preciso ser disciplinado. As aulas são apresentadas todas as noites e ao vivo. Segundo o diretor do Sistema Uno, Mário Ghio Júnior, o projeto reúne renomados professores de São Paulo para apresentar o conteúdo contemplado nas melhores universidades do país. "É uma revisão programática para o vestibular, mas que não elimina a função da escola na formação intelectual do estudante".

O aluno pode interagir com os professores também em tempo real, mandando suas dúvidas por e-mail, fax ou telefone. E para quem pensa que pode haver dispersão em sala de aula, Ghio Júnior lembra que o brasileiro é treinado para assistir a televisão. "A mãe não deixa o filho falar durante a novela. Ele sabe como ninguém assimilar esse novo conceito."

Serviço: Informações sobre o sistema pelo telefone 0800 551611.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]