• Carregando...
A professora Odete orienta seus alunos: arte com materiais inusitados | Antonio More/Gazeta do Povo
A professora Odete orienta seus alunos: arte com materiais inusitados| Foto: Antonio More/Gazeta do Povo

Todos os anos o Colégio Novo Ateneu ganha de presente um painel de arte preparado pela professora Odete Barros e seus alunos. A ideia é selecionar um tema atual, escolher um artista que trabalhe com ele e colocar a mão na massa para deixar a escola mais bonita.Neste ano, além desse trabalho, a professora aproveitou o aniversário do colégio em março para montar uma exposição. "Assisti ao documentário do artista brasileiro Vik Muniz, que concorreu ao Oscar deste ano [Lixo Extraordi­nário], e me inspirei", conta ela. Muniz trabalha com materiais inusitados, como calda de chocolate, para re­criar grandes obras da pintura, como os quadros de Leo­nardo da Vinci, por exemplo.

Depois de apresentar a obra aos estudantes, ela selecionou alguns materiais e deixou a criatividade correr solta. Ela explica que, diferentemente do que fez o artista no documentário, não quis trabalhar com lixo. Então, optou por clip de papel, bolas de isopor, areia colorida, lã e confete de carnaval, que são produtos de fácil acesso, e os dividiu entre as turmas. A imagem escolhida foi o símbolo da instituição. "Assim como Muniz faz em seu trabalho, também colocamos uma imagem ao lado da outra. A exposição foi aberta aos pais e à comunidade."

Mais que conhecer melhor a Arte, os alunos da professora Odete também aprendem a trocar ideias com colegas de todas as idades e ver de perto o resultado de um bom trabalho em equipe. "Eu consigo perceber como eles se empolgam e o quanto se entregam. Um aluno me disse, quando a exposição ficou pronta, que ele estava muito orgulhoso de ter participado. Isso para mim é a melhor parte."

A proposta nasceu há seis anos. Desde então os alunos co­­nheceram pintores contemporâneos, como Romero Brito, Ro­­gério Dias e Beatriz Milhazes. "Faremos mais uma exposição no fim do ano. Ainda não decidi o artista, mas penso em Tarsila do Amaral."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]