
Quando se pensa em matemática no vestibular, logo vem à cabeça de qualquer aluno uma série de fórmulas e cálculos complexos e demorados. Mas, diferentemente de provas tradicionais, o Enem procura utilizar temas contextualizados e que façam sentido no cotidiano dos candidatos. "A prova do Enem tem a característica de observar se o aluno entende a aplicação da matemática dentro de contextos", afirma o professor de matemática do Curso Positivo, Adilson Longen.
O aluno que estuda para o Enem deve estar preparado para utilizar a interpretação para solucionar cada problema. "Um equívoco no entendimento pode comprometer a resolução da questão", define Neusarth Moraes, professor do Dom Bosco, que também ressalta a importância dos conhecimentos de matemática básica. Assim, a prova quase não apresenta cálculos muito complexos. Em muitas questões, o próprio enunciado já fornece a fórmula para o aluno. "Não basta saber matemática, tem que saber utilizá-la dentro de situações reais no dia a dia", explica o professor Paulo Klauss, do curso Dynâmico.
Entre os recursos mais utilizados na prova estão tabelas, mapas, infográficos e gráficos. Os gráficos podem ser usados de forma indireta, para a interpretação de informações em uma situação-problema, ou podem aparecer diretamente, como nas questões de estatísticas ou porcentagem. Saber interpretar esses dados costuma fazer a diferença. "Vale a pena ficar de olho em gráficos presentes em revistas e jornais para ir se familiarizando com o assunto", destaca Klauss.
Por causa dessa aplicação prática, a prova de matemática também pode apresentar a interdisciplinaridade. São questões que se relacionem com conteúdos de outras matérias, especialmente aquelas presentes na Prova de Ciências da Natureza, como biologia, química, física e geografia. "A prova do Enem não é apenas de matemática. Ela sempre está relacionada com outros assuntos. É comum que questões de genética estejam relacionadas com problemas de probabilidade, por exemplo", relata.
Já o professor Lawrence Chiu, do curso Acesso, ressalta que apesar da prova não apresentar um conteúdo tão extenso e aprofundado, o aluno também deve ter muita atenção na leitura. Com isso, o cuidado com o tempo deve ser redobrado, uma vez que, além da prova de matemática, o aluno fará a prova de português e a redação no mesmo dia. "O aluno tem que ter essa facilidade para responder rapidamente e marcar no gabarito", afirma.Videoaulas
Vídeo: professor explica as reações orgânicas como eliminação, adição, substituição e oxidação
Vídeo: os temas matemáticos mais comuns na prova do Enem
Vídeo: os golpes de Estado que traçaram a história do Brasil
Vídeo: o essencial sobre os ciclos da água e do nitrogênio
Vídeo: o essencial para caprichar na interpretação de texto
Vídeo: questões sobre desastres naturais sempre aparecem no Enem
Vídeo:para não tropeçar nas questões que envolvem gráficos
Vídeo: mecânica e eletricidade dominam questões de Física no Enem
Simulados
Simulado:Teste seus conhecimentos no simulado de Matemática
Simulado:teste seus conhecimentos em Ciências da Natureza
Simulado: teste seus conhecimentos em Ciências Humanas
Simulado: faça o teste e veja se está preparado para a prova de Linguagens
Dicas
Habilidade com a leitura ajuda na prova do Enem
Quem faz o Enem tem acesso facilitado a instituições privadas
Gráficos exigem habilidades extras
Confira exemplos comentados de como resolver questões com gráficos



