• Carregando...
 |
| Foto:

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio ocorrem nos dias 8 e 9 de novembro. A nota obtida pelo candidato é usada como critério de seleção em dezenas de universidades públicas de todo o país e determinante para obtenção de bolsas do Prouni em instituições de ensino superior particulares. Portanto, há motivos de sobra para batalhar por um bom desempenho.

A Gazeta do Povo ajuda o estudante a alcançar esse objetivo. Acompanhe as dicas de estudo aqui na Coluna do Enem e acesse a seção sobre o exame no site da Gazeta. Toda semana serão postadas aulas em vídeo e simulados que farão a diferença para quem quer chegar preparado para encarar a prova.

Cinema também é História I

Para quem gosta de estudar História, assistir filmes baseados em fatos reais ajuda na compreensão do assunto. Pensando nisso, o curso preparatório Domínio realizou o CineDomínio, evento criado para discutir filmes com os estudantes. Na edição do dia sete de setembro, os professores Marcos Ferraz Monteiros, de Geografia, e Cláudio Araújo Rovel, de História, discutiram o golpe militar de 1964 a partir do filme "O que é isso companheiro?" (1997), inspirado no livro de Fernando Gabeira, com direção de Bruno Barreto. A obra retrata a história de um grupo de jovens guerrilheiros de esquerda durante a ditadura militar.

Cinema também é História II

O professor da História Mauricio Santos, do curso Dom Bosco, lembra que em 2014 contabilizamos cem anos do início da Primeira Guerra Mundial, que representou uma grande ruptura nas estruturas políticas, econômicas e sociais da Europa. "A crueldade dos combates, o número incontável de mortos e feridos e a destruição generalizada chocaram a opinião pública, e até hoje a guerra demanda interpretações e explicações", explica.

Sobre o tema, ele recomenda o filme Feliz Natal (2005), do diretor francês Christian Carion, obra na qual combatentes rivais celebram juntos a noite de Natal, em 1914, e são posteriormente punidos por isso.

Exclusão de participantes

Lembre-se! Condutas inadequadas excluem candidatos do exame. O edital do Enem prevê eliminação

É bom estar atento aos detalhes do edital do Enem. Condutas inadequadas podem eliminar um estudante das provas . Segundo o edital, pode haver exclusão do candidato se ele agir com incorreção ou descortesia com outro participante e pessoas envolvidas no processo de aplicação do exame; perturbar a ordem no local de aplicação das provas; comunicar-se com outro participante durante a realização das provas, seja verbalmente, por escrito ou qualquer outra forma; portar equipamentos eletrônicos de comunicação durante a realização do Exame, entre outros comportamentos. Para não vacilar, vale a pena ler a íntegra do edital.

Questão de Física - Enem 2013

Para oferecer acessibilidade aos portadores de dificuldades de locomoção, é utilizado, em ônibus e automóveis, o elevador hidráulico. Nesse dispositivo é usada uma bomba elétrica, para forçar um fluido a passar de uma tubulação estreita para outra mais larga, e dessa forma acionar um pistão que movimenta a plataforma. Considere um elevador hidráulico cuja área da cabeça do pistão seja cinco vezes maior do que a área da tubulação que sai da bomba. Desprezando o atrito e considerando uma aceleração gravitacional de 10 m/s2, deseja-se elevar uma pessoa de 65 kg em uma cadeira de rodas de 15 kg sobre a plataforma de 20 kg. Qual deve ser a força exercida pelo motor da bomba sobre o fluido, para que o cadeirante seja elevado com velocidade constante?

A) 20 N

B)100 N

C) 200 N

D)1 000 N

E)5 000 N

Resposta: alternativa C

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]