• Carregando...

O Disque-Denúncia, criado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), recebeu, até as 15 horas desta sexta-feira (4), 224 ligações desde que o serviço entrou em funcionamento, dia 21 de fevereiro. Deste total, no entanto, apenas 10% das denúncias se referem a trotes. O Disque-Denúncia pretende coibir trotes violentos promovidos pelos veteranos contra os calouros da instituição. De acordo com a Assessora de Assuntos Estudantis da UFPR, Cristiane Ribeiro da Silva, o serviço funciona como um canal de denúncias contra abusos. Porém muitas ligações não têm nada a ver com o objetivo do serviço. "Recebemos muitas chamadas solicitando informações sobre programações de cursos, ligações denunciando trotes em alunos de outras instituições de ensino ou enganos". Cristiane explica que, neste ano, o número de trotes realizado foi bem menor que o ano passado. Ela, no entanto, não soube precisar os números já que em 2004 não havia um levantamento preciso. "Neste ano, os trotes ocorridos tiveram a permissão dos calouros. Percorremos o campus e percebemos que o clima está bastante ameno. Muitos veteranos optaram por palestras e visitas fora das salas de aulas. Em casos de pedágios, por exemplo, fomos aos locais para saber se estava ocorrendo algum abuso como se os calouros estavam descalços", explicou. O Disque-Denúncias atende pelo número 0800-6438377 e deve funcionar até o dia 31 de março. Trote solidário

A Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde as aulas têm início nesta segunda-feira (7), pretende realizar o trote solidário. A Aliança Bíblica Universitária (ABU) da cidade vai arrecadar durante o mês de março alimentos para doação.

Os calouros interessados em participar podem entregar um quilo de alimento não perecível em uma das reuniões semanais promovidas pela ABU na Capela Ecumênica da UEL, nas terças-feiras, às 9h55, quartas-feiras, às 12h20 e quintas-feiras às 20h55. Também às quintas-feiras a ABU faz reunião no pátio do restaurante universitário às 12h20.

Os alimentos arrecadados serão repassados para as organizações não governamentais (ONGs) Nuselon, Amas, Meprovi, Água Pura e Sana. Caso a quantidade de alimentos seja grande, outras entidades poderão ser beneficiadas também.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]