• Carregando...
 | Divulgação
| Foto: Divulgação

Uma das grandes preocupações da escola do Século XXI e em especial dos seus professores diz respeito as novas tecnologias da informação e da comunicação. Como ensinar crianças que chegam na escola dominando o uso de computadores, aparelhos celulares e todo aparato tecnológico reluzente e tão atrativo?

Como professora e pesquisadora da área tenho constatado que a escola deve sim estar atenta a essas linguagens e perceber as novas sensibilidades que elas proporcionam às gerações. Mas não posso deixar de constatar também que a escola não pode esquecer de suas atribuições essenciais, como a de preparar indivíduos para viver em sociedade. E aí recorro ao sociólogo francês, Dominique Wolton que chama a atenção para a necessidade de tolerância no mundo moderno.

Segundo o autor, os recursos tecnológicos não foram capazes de diminuir as imensas distâncias e divergências culturais entre os povos, o que torna imprescindível o permanente exercício da tolerância e o respeito a diversidade. Wolton se refere às guerras ainda existentes e aos conflitos internacionais, mas podemos aplicar essa sua analise também ao cotidiano das nossas escolas.

As notícias de todo dia mostram o quão necessário é ensinar ou recuperar valores nas novas gerações. Não existe receita pronta, mas é preciso ensinar à criança, ao adolescente e ao jovem treinar a tolerância; o respeito na fila na cantina; ouvir o colega que tem dificuldade na leitura; esperar a hora certa de ir para o recreio, aceitar sem agressividade a derrota do seu time e todos os pequenos gestos do dia a dia, que mostram que somos falíveis e diferentes uns dos outros.

O respeito a essa diferença é condição essencial para democracia e isso não há tecnologia que por si só assegure.

Rosa Maria Dalla Costa é doutora em Ciência da Comunicação, professora da UFPR e membro do Conselho de Educação GRPCOM.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]