Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Políticas públicas

Educação sem burocracia

Subsecretário de Nova Iorque mostra como a cidade conseguiu reverter a baixa qualidade do desempenho de seus alunos

“Não daria para promover uma reforma educacional se continuássemos com critérios políticos para escolhas de diretores. Demos recursos para as escolas e cobramos resultados.” Chris Cerf, subsecretário de Educação de Nova Iorque |
“Não daria para promover uma reforma educacional se continuássemos com critérios políticos para escolhas de diretores. Demos recursos para as escolas e cobramos resultados.” Chris Cerf, subsecretário de Educação de Nova Iorque (Foto: )

São Paulo - Um aumento de 25% na proficiência em Matemática dos alunos de 3.ª e 8.ª séries do ensino fundamental e a redução do déficit de desempenho entre estudantes negros e brancos em 14% foram algumas das ações de melhorias medidas na rede pública de ensino de Nova Iorque, em oito anos. O fim da burocracia na gestão das escolas foi uma das receitas do sucesso norte-americano, segundo mostrou ontem o subsecretário de Educação de Nova Iorque, Chris Cerf.

Cerf participou de um debate que reuniu especialistas em educação, em São Paulo. O evento marcou o lançamento da publicação A Reforma Educacional de Nova Iorque: Possibilidades para o Brasil, resultado de uma pesquisa de campo sobre a reforma educacional que vem sendo implantada na rede de ensino da cidade norte-americana desde 2002. O estudo foi realizado por pesquisadores numa parceria entre a Fundação Itaú Social e o Instituto Fernand Braudel e aponta estratégias que deram certo em Nova Iorque, como possibilidades de solução para gestores de educação pública brasileira.

Mais autonomia para as escolas, seleção de diretores capacitados, programa de valorização do magistério – incluindo pagamento de acordo com resultados obtidos – e diversas ações ligadas à redução da burocracia que evolve o funcionamento dos principais sistemas educacionais públicos do mundo. "Não daria para promover uma reforma educacional se continuássemos com critérios políticos para escolhas de diretores. Demos recursos para as escolas e cobramos resultados", diz.

Valorização do professor

Percebendo que havia pouca comunicação entre o gestor público e as escolas, as diretorias regionais ligadas diretamente à administração da secretaria de educação de Nova Iorque foram praticamente extintas. Para atrair mais professores, a solução adotada por Cerf foi de aumentar em 43% os salários. Já a falta de profissionais interessados em atuar no magistério foi resolvida com a busca de estudantes dentro das universidades e de profissionais de outras carreiras interessados em dar aulas.

Para Norman Gall, um dos autores da publicação, vantagens e desvantagens podem ser percebidos tanto nos sistemas da cidade norte-americana, quanto de qualquer cidade ou estado brasileiro. Mas a possibilidade de subir na carreira, como supervisor ou até mesmo diretor, é outro acerto adotado em Nova Iorque, apontado pelo pesquisador. "Os professores brasileiros precisam ser reconhecidos como líderes, suas carreiras são estancadas. É necessário uma nova visão estratégica para esse sistema" diz.

Aceitação do público

O presidente do grupo Abril, Roberto Civita, defendeu que o grande desafio da educação é mostrar para as famílias dos estudantes que a educação brasileira, comparada com outros países, tem os mais baixos desempenhos. De acordo com Civita, uma pesquisa feita pelo grupo mostra que 80% dos pais de alunos estão satisfeitos com o ensino recebido, tanto na rede pública quanto na privada. "As pessoas não estão preocupadas se as crianças estão aprendendo. Temos de que aumentar a insatisfação popular e mostrar que a educação não é boa como pensa a sociedade", diz. Uma das ações do grupo será de informar, por meio de 32 cartilhas direcionadas para os pais de alunos.

Para o subsecretário de Nova Iorque, o sucesso na gestão da educação pública só é possível a partir da responsabilização e cobrança de resultados. "Nos relatórios de desempenho, se uma escola tem notas baixas por dois anos, nós não só mandamos o diretor embora, como fechamos essa escola e construímos outra", diz.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.