• Carregando...

A aplicação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), criado para substituir o Provão, foi adiada do dia 19 de junho para 6 de novembro deste ano. O coordenador-geral do exame, Amir Limana, disse que a decisão se deve a dois motivos: "organização orçamentária e processamento dos dados da prova de 2004". Com isso, o edital de licitação para a escolha da entidade que aplicará a prova para alunos do primeiro e do último ano de graduação das áreas selecionadas foi suspenso na última sexta-feira. Será publicado um novo edital, mas ainda sem data definida.

Com a mudança da data das provas, também foi alterada a data de inscrição dos estudantes habilitados ao Enade 2005. Tal procedimento deve ser realizado de 22 de julho a 22 de setembro, pela própria instituição de origem do acadêmico.

O Enade 2005 vai avaliar acadêmicos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Ciências Sociais, Computação, Engenharia, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química.

A avaliação alcançará 1.011 municípios, avaliando 8.163 cursos de 19 áreas. A previsão de participação chega a 486 mil estudantes, sendo 280 mil ingressantes e 206 mil concluintes. Em 2004, do total de 156 mil ingressantes e concluintes de 2.187 cursos de graduação de 13 áreas do conhecimento, 90,16% participaram do Enade, realizado dia 7 de novembro. O exame ocorreu em 644 locais de prova em 361 municípios.

O Enade faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que engloba, ainda, uma avaliação dos cursos e das instituições. As provas tiveram 10 questões de avaliação da formação geral, comum aos cursos de todas as áreas, e 30 questões específicas para cada área. Nas duas partes, as questões foram discursivas e de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]