• Carregando...
 | Henry Milleo/Gazeta do Povo
| Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo
  • Aulão no colégio Marista.

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio ocorrem nos dias 8 e 9 de novembro. A nota obtida pelo candidato é usada como critério de seleção em dezenas de universidades públicas de todo o país e determinante para obtenção de bolsas do Prouni em instituições de ensino superior particulares. Portanto, há motivos de sobra para batalhar por um bom desempenho. A Gazeta do Povo ajuda o estudante a alcançar esse objetivo. Acompanhe as dicas de estudo aqui na Coluna do Enem e acesse a seção sobre o exame no site da Gazeta. Toda semana serão postadas aulas em vídeo e simulados que farão a diferença para quem quer chegar preparado para encarar a prova.

Física rima com música

Já pensou em aprender lições de Física com os Mamonas Assassinas? Que tal conhecer escalas termométricas com uma música do Seu Jorge? O professor José Motta Filho (foto), que dá aulas no colégio Positivo, é especialista nisso. Adorado pelos alunos, Motta, como é conhecido, herdou da família a paixão pelo ensino e pela música, e hoje, acompanhado do violão, canta para os estudantes suas paródias.

Aulão

Faltando menos de um mês para o vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os cursos preparatórios intensificam a rotina de aulas. Cerca de 400 estudantes dos Colégios Maristas participaram no dia 10 de outubro de mais um aulão preparatório para as provas. O conteúdo das aulas resumiu os principais temas que estão entre as apostas dos professores para os exames deste ano em assuntos como Geopolítica, Química, Língua Portuguesa, História, Matemática, Geoquímica, Biologia e Física. O coordenador psicopedagógico do Colégio Marista Paranaense, Marco Boin, diz que a aula foi uma oportunidade de revisar as disciplinas, aliviar o stress dos estudantes e uma confraternização entre as instituições. "Com bastante música, o clima foi descontraído para aliviar a tensão dos vestibulares que estão aí", conta.

Aulão da ONG Formação Solidária

No dia 31 de outubro, a ONG Formação Solidária oferece um aulão em parceria com o Colégio Estadual do Paraná para as duas provas. O curso preparatório da ONG completou 12 anos em 2014. Neste ano, cerca de 350 estudantes foram atendidos pelo grupo, com assistência de professores voluntários. O curso intensivo começou no dia 15 de setembro.

Teste seus conhecimentos - Questão de Química (Enem 2013)

Química Verde pode ser definida como a criação, o desenvolvimento e a aplicação de produtos e processos químicos para reduzir ou eliminar o uso e a geração de substâncias nocivas à saúde humana e ao ambiente. Sabe-se que algumas fontes energéticas desenvolvidas pelo homem exercem, ou têm potencial para exercer, em algum nível, impactos ambientais negativos.Fonte: CORRÊA, A. G.; ZUIN, V. G. (Orgs.). Química Verde: fundamentos e aplicações. São Carlos: EdUFSCar, 2009.

À luz da Química Verde, métodos devem ser desenvolvidos para eliminar ou reduzir a poluição do ar causada especialmente pelas:

A) hidrelétricasB) termelétricasC) usinas geotérmicasD) fontes de energia solarE) fontes de energia eólica

Resposta: alternativa B.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]