• Carregando...

Em Salvador, estudantes que não checaram o endereço dos locais de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e se confundiram com o horário de verão, que não vigora no Nordeste, enfrentaram dificuldades neste sábado (8).

No prédio da Faculdade de Educação da UFBA (Universidade Federal da Bahia), muitos candidatos chegaram faltando poucos minutos para fechar os portões. Alguns deixaram para comprar canetas e água já no local.

Um estudante chegou na Escola de Administração e, faltando três minutos para o fechamento dos portões, descobriu que faria a prova na Escola de Enfermagem, a dois quilômetros dali.

Larissa Gomes, 18, cruzou os portões do prédio arfando: "Eu me atrapalhei com o horário de verão. Quando me dei conta, estava em cima da hora", disse.

No Nordeste, onde não há horário de verão, as provas do Enem começaram às 12h.

Com um dos pés engessado após um acidente em um jogo de futebol, Emerson Oliveira, 24, saiu às 10h de casa e precisou de três ônibus para percorrer cerca de 30 km até seu local de prova.

Ele concluiu o ensino médio em 2012 e, desde então, trabalha com telemarketing. Este ano resolveu fazer a prova em busca de vida nova. "Confesso que não estudei. Mas vou fazer a prova para tentar entrar numa faculdade de engenharia elétrica".

Portão fechado

Sem estudar há dez anos, a operadora de caixa de loja Lília Maria Ferreira, 31, não teve a mesma sorte: "Mais um ano só de trabalho", lamentou, após se deparar com os portões já fechados.

Do lado de fora das salas de aula, grupos de pais preparavam-se para aguardar até quatro horas de espera por seus filhos. Alguns levavam jornais e revistas de palavras-cruzadas para passar o tempo.

Numa roda de conversa, as mães mostravam preocupação em relação a alguma possível falha ou fraude no Enem.

"Tenho o maior medo dessa coisa de rede social. Antes de começar, já tinha informação circulando sobre supostas questões e temas que estariam na prova", disse a cuidadora de idosos Mariane Tosca, 45.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]