• Carregando...
Enquete do MEC: estudantes preferem fazer Enem em maio de 2021
| Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

O Ministério da Educação (MEC) divulgou na manhã desta quarta-feira (1º) o resultado da enquete sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020: 50% dos estudantes que participaram da pesquisa preferem realizar a prova em maio de 2021. Participaram da consulta, no entanto, apenas 20% do total de inscritos no exame.

A preferência dos candidatos servirá de subsídio para que a pasta, junto a entidades representativas da educação, como Consed, Undime e Andifes, defina a data. O MEC afirma ter "pressa" para organizar o cronograma.

Os números foram apresentados em coletiva de imprensa conduzida pelo secretário-executivo do Ministério da Educação (MEC), Antonio Paulo Vogel, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, em Brasília.

Dos mais de 5 milhões de inscritos no Enem 2020, 1.113.350 participaram da enquete, isso é, 19,3% dos inscritos confirmados. Na ocasião, o MEC consultou os estudantes para saber se preferiam realizar o exame em dezembro deste ano, janeiro ou maio de 2021. Destes, 50% optaram pela última alternativa.

Questionado por jornalistas sobre como a falta de um titular na pasta afeta decisões relacionadas ao Enem, por exemplo, Vogel afirma que "não há diferença". "Para o MEC, isso não afeta nossas rotinas. A decisão a respeito do ministro está sendo tomada no Planalto. Como secretario-executivo, tenho a responsabilidade legal de responder como substituto. Para nós, não faz qualquer diferença, trabalhos e projetos estão andando normalmente. A sociedade pode ficar tranquila quanto a isso", disse.

Quanto à preferência dos estudantes, Vogel afirma que a decisão final ainda deve ser tomada em conjunto com entidades. "Isso não quer dizer que vamos implantar imediatamente em maio. Agora, precisamos trabalhar em articulação com atores envolvidos no processo. Já entramos em contato com o Consed, Andifes, Conife, Anup. Queremos escutá-los e conversar para decidir a data final", afirmou Vogel.

"É muito importante ouvir quem vai fazer a prova. Cerca de 20% dos inscritos se mobilizaram. Agora, vamos ouvir representantes dos alunos concluintes do ensino médio das escolas públicas. E se for preciso conversar mais, a gente conversa. Mas queremos definir logo, pra dar previsibilidade para participantes", disse Lopes, presidente do Inep.

O MEC prometeu ainda disponibilizar aos estudantes um aplicativo no qual será possível realizar simulados da prova, com base em exames anteriores.

Por conta da dificuldade de adequar o cronograma, o Inep também decidiu por não aplicar o Enade em 2020. A prova, que afere o aprendizado de universitários em diferentes, a cada ano, deve ser realizada nas instituições de ensino superior apenas em 2021.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]