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A educação básica, que inclui a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, vai passar por uma nova forma de avaliação para medir a qualidade do ensino em cada escola. De acordo com a coordenadora-geral do Sistema de Avaliação da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Luiza Massae Uema, o objetivo é identificar as experiências que têm dado bons resultados.

"Nós vamos obter resultado por unidade escolar. Às vezes tem uma escola em frente à outra e elas têm desempenhos diferentes. Isso levanta questões e reflexões sobre o que é que pode estar fazendo a diferença para que escolas que têm infra-estrutura ou professores com formação similar tenham desempenho melhor que outras", explicou a coordenadora.

Desde 1995, o Ministério da Educação tem avaliado o ensino básico através de um levantamento por amostragem, envolvendo cerca de 400 mil alunos de 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e de 3ª série do ensino médio. Segundo Luiza Uema, os resultados têm identificado queda na qualidade do ensino, o que motivou a criação da nova avaliação.

A proposta é incentivar a elaboração de políticas mais específicas para a realidade do sistema de ensino. "Quando divulgamos os resultados, as próprias escolas, secretarias e gestores não conseguem se identificar nesses resultados que são mais gerais".

Segundo a coordenadora, a avaliação por amostragem continuará sendo feita para garantir a comparação histórica. "São duas avaliações que nós vamos fazer, uma não está substituindo a outra", disse.

A Avaliação Nacional do Rendimento Escolar vai medir o desempenho de cerca de 5 milhões de alunos de 4ª e 8ª séries do ensino fundamental. A avaliação será feita em 43 mil escolas da zona urbana. Vão participar as escolas da rede pública que tenham mais de 30 alunos matriculados em cada uma das séries avaliadas.

A pesquisa por amostragem será realizada de 7 a 11 de novembro e a nova avaliação, de 16 a 30 de novembro.

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