• Carregando...

Especialistas ouvidos pela reportagem recomendam que o estudante analise alguns fatores antes de tomar a decisão sobre o curso de pós-graduação no qual se matricular. O melhor método de escolha envolve a checagem de informações como a reputação da universidade na área específica, a titulação dos professores, a nota dos cursos em avaliações oficiais, conversas com alunos ou ex-alunos e uma visita ao câmpus para assistir voluntariamente algumas aulas.

O MEC exige que todas as instituições exponham em seus sites a lista com os professores que compõe o corpo docente. Por meio dela, o estudante pode pesquisar sobre a relevância da produção acadêmica e experiência profissional dos professores. "As impressões de alunos e ex-alunos [sobre os professores e o curso] também são fundamentais, e hoje as redes sociais podem ajudar nessa tarefa", recomenda Renato Casagrande.

Para o consultor, fatores que costumam ser determinantes na escolha de uma graduação, como a localização da instituição e o preço do curso, acabam tendo menos peso na escolha da pós-graduação. "Costuma-se dizer que uma boa pós-graduação lava um currículo. O último curso é sempre o primeiro que aparece", diz. Por essas razões, Casagrande defende que o valor pode até estar um pouco acima do planejado, mas muitas vezes o retorno acaba compensando.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]