• Carregando...
O último Papo Universitário colocou em debate a trolagem na internet. | Jonathan Campos / Gazeta do Povo
O último Papo Universitário colocou em debate a trolagem na internet.| Foto: Jonathan Campos / Gazeta do Povo
  • O Teatro Paiol foi o palco do Papo Universitário com o tema
  • Cerca de 250 pessoas lotaram o teatro para discutir o humor no mundo on-line.
  • O evento foi moderado pelo jornalista Luigi Poniwass e contou com a participação de Bia Granja, cocuradora do festival youPIX; Fagner Zadra, comediante e integrante do projeto Tesão Piá; Bic Muller, criadora do site Morri de Sunga Branca; e Demétrius Gonzaga de Oliveira, delegado titular do Nuciber.
  • Entre os convidados estava Fagner Zadra, ator, comediante e integrante do projeto Tesão Piá.
  • Bia Granja -- cocuradora do Social Media Week Brasil, da Campus Party e do festival youPIX -- também esteve no centro do debate.
  • O Papo Universitário reuniu cerca de 250 pessoas no Teatro Paiol.
  • O evento foi mediado pelo jornalista Luigi Poniwass e também contou com a participação de Bic Muller, criadora do site Morri de Sunga Branca e autora do @pedreiro_online.
  • Outro participante foi o delegado Demétrius Gonzaga de Oliveira, titular do Núcleo de Combate a Cibercrimes (Nuciber).
  • O evento contou com momentos de descontração e também teve hora de papo sério.
  • Participaram do encontro Bia Granja, Bic Muller, Fagner Zadra e Demétrius Gonzaga de Oliveira.
  • Bia Granja, cocuradora do Social Media Week Brasil, da Campus Party e do festival youPIX.
  • Demétrius Gonzaga de Oliveira, delegado titular do Núcleo de Combate a Cibercrimes (Nuciber).
  • Bic Muller, criadora do site Morri de Sunga Branca e autora do @pedreiro_online.
  • Fagner Zadra, ator, comediante e integrante do projeto Tesão Piá.
  • A discussão sobre os limites do humor no mundo on-line durou cerca de duas horas.
  • Teatro Paiol lotado para mais uma edição do Papo Universitário. O segundo evento de 2013.

Ocorreu na noite desta quarta-feira (22), às 20 horas, no Teatro Paiol, mais uma edição do Papo Universitário, dessa vez com o tema "Tudo vira piada". Os convidados discutiram sobre os limites do humor no mundo on-line e como se defender em casos extremos.

Participaram do encontro Bia Granja, cocuradora do Social Media Week Brasil, da Campus Party e do festival youPIX; Bic Muller, criadora do site Morri de Sunga Branca e autora do @pedreiro_online; Fagner Zadra, ator, comediante e integrante do projeto Tesão Piá; e Demétrius Gonzaga de Oliveira, delegado titular do Núcleo de Combate a Cibercrimes (Nuciber).

VÍDEO: veja como foi o Papo Universitário e confira a opinião dos participantes

O evento começou com os convidados falando sobre assuntos sérios que se tornam piada. Para Zadra, o exagero ocorre quando se faz piada com o falecimento de alguém. "É natural do ser humano buscar uma válvula de escape, mas a morte é uma coisa muito séria, muito triste para se brincar", diz.

Bia, embora não seja humorista, afirmou seguir uma regra pessoal para definir sua conduta na internet. "Eu não faço na rede o que eu não faço pessoalmente, olhando para a pessoa". Segundo ela, boa parte dos exageros ocorrem devido ao deslumbramento que as pessoas ainda sentem com a audiência que a internet lhes concede. Apesar disso, ela reclamou do excesso de policiamento sobre tudo que sai na rede.

Sobre ofensas graves, o delegado Oliveira destacou que o valor que cada um dá à sua honra é algo muito subjetivo. "Cada pessoa tem uma receptividade diferente a brincadeiras e ela pode recorrer à Justiça quando se sentir ofendida." Segundo ele, a decisão de um juiz nesses casos também será subjetiva e aquele que ofende deve estar preparado para suportar as consequências, inclusive financeiras. "Indenizações por danos morais vão de R$ 12 mil a 35 mil", diz o delegado.

A respeito de arrependimentos por piadas postadas nas redes sociais, Bic contou já ter recuado em algumas situações e disse não ver problema em retirar uma postagem do ar quando nota que as consequências se tornaram sérias. Para ela, a existência de limites jurídicos é um bom guia para evitar excessos.

Bic também falou sobre o envolvimento de empresas no meio humorístico. Segundo ela, muitas marcas ainda têm receio de se associar com sites de humor, embora conheça casos que "nadem contra a maré". Na opinião da blogueira, os patrocinadores é que devem se adaptar aos sites que pretendem financiar, não o contrário.

Papo Universitário 2013 - Tudo vira piada

Cobertura

O Papo Universitário foi acompanhado ao vivo aqui, no site da Gazeta do Povo, e também pela ÓTV, canal 11 da NET Digital Curitiba. O evento conta com o patrocínio do Centro Universitário Curitiba (Unicuritiba) e com o apoio da Claro.

Durante o evento, foi possível fazer perguntas aos especialistas por meio da caixa de diálogo abaixo ou pelo Twitter, usando a hashtag #papouniversitario.

(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#appId=254792324559375&xfbml=1"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));

Vida e Cidadania | 2:54

"Tudo vira piada" foi o tema do Papo Universitário desta quarta-feira (22). Especialistas debateram os limites do humor na web e as consequências dos excessos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]