• Carregando...
Em 1937, o dirigível Hindenburg sobrevoou o prédio da universidade. Época em que a Federal estava dividida em faculdades | Acervo: Cid Destefani
Em 1937, o dirigível Hindenburg sobrevoou o prédio da universidade. Época em que a Federal estava dividida em faculdades| Foto: Acervo: Cid Destefani
 |

Símbolo Oficial da Cidade de Curitiba

Marcelo Elias/Gazeta do Povo

"Numa campanha alegre, emocionada e inflamada, em maio de 1999, o prédio histórico da UFPR foi eleito como Símbolo Oficial da Cidade de Curitiba. Numa eleição histórica, a nossa sociedade escolheu como espaço símbolo o prédio de uma instituição pública, de qualidade, tradição e memória. Cumpre destacar a expressiva parceria entre a UFPR e a Gazeta do Povo, que conquistou o apoio significativo de vários setores da sociedade curitibana e conseguiu superar determinadas hegemonias e marketing de outros ‘candidatos’, como Jardim Botânico, Ópera de Arame, Parque Barigui, Boca Maldita e Parque Tanguá, e conseguiu ‘virar um jogo difícil’. Com a vitória alcançada, prevaleceu aquela expressão que, como historiadores, sempre defendemos: ‘A Universidade foi a maior invenção dos paranaenses’."

Carlos Roberto Antunes dos Santos, reitor da UFPR entre 1998 e 2002 e professor titular em História do Brasil.

 |

Sonhos

Hugo Harada/Gazeta do Povo

"Cheguei a Curitiba em 1976, vindo de Maringá. Aos 20 anos, ainda com a cabeça careca por causa do trote, fui bater às portas da Gazeta do Povo. Com o desassombro típico dos jovens, queria ser repórter do mais importante jornal paranaense, embora sequer tivesse começado a frequentar as aulas de Comunicação Social. Fui aconselhado a entrar na Federal, estudar bastante e voltar depois à redação. A vida tinha outros planos para mim. Passei pela redação do jornal Correio de Notícias, do Estado do Paraná, O Estado de S. Paulo e a revista Veja. Nunca tive o privilégio de trabalhar na Gazeta, mas a conversa que tive naquele remoto dia de1976 é testemunha do tamanho dos sonhos que levava comigo ao entrar na nossa querida Federal."

Laurentino Gomes, escritor e jornalista, formado em 1980 pela UFPR.

 |

Para sempre UFPR

Rodolfo Buhrer/Gazeta do Povo

"Pensar em Universidade é pensar em progresso pessoal, tanto material quando moral e espiritual. E pensar na UFPR é pensar nos interesses humanos e sociais a que ela serve. Meses antes de atingir a idade limite para aposentadoria, recebi a sugestão para que aceitasse uma série de homenagens a serem prestadas para marcar a minha passagem pela história da instituição. Delicadamente resisti, argumentando que a publicidade de minha aposentadoria iria provocar a minha retirada física da cena acadêmica. Mesmo aposentado, eu queria manter a imagem de professor e ser humano nas salas e corredores da Casa."

René Ariel Dotti, formado em Direito pela UFPR em 1958 e professor de 1962 a 1994. Ex-representante dos Professores Titulares no Conselho de Administração da UFPR

Unidos por um objetivo comum, os médicos Victor Ferreira do Amaral e Nilo Cairo – nomes conhecidos pelos curitibanos – foram os responsáveis por criar a Universidade Federal do Paraná, símbolo de Curitiba e tida por uma linha de pesquisadores como a primeira do Brasil. Foi em 19 de dezembro de 1912, dia da emancipação política do Paraná, que foi criada na Assembleia Legislativa a Universidade do Paraná (UP).

Apesar da parceria e da formalização, a instituição não tinha sede. A primeira delas foi uma casa alugada na Rua Comendador Araújo – onde hoje está o Shopping Omar. Com o dinheiro arrecadado com as matrículas (a universidade era particular) e uma doação do governo estadual, foi comprado um terreno em uma esquina da Rua Carlos de Carvalho com a Visconde de Nácar. O prédio não foi construído, já que ganharam uma área mais central, na Rua XV de Novembro.

A pedra fundamental do Prédio Histórico foi lançada em 1913. A "pedra" se trata de um pequeno cofre com objetos e documentos da época, como jornais, moedas, cópia do estatuto e lista de professores, alunos e funcionários. Na época, no local onde hoje é a Praça Santos Andrade havia um depósito de lixo, que atrapalhava as aulas por causa do mau cheiro. O depósito só foi retirado do local em 1916, depois de muitos pedidos do Centro Acadêmico à prefeitura, segundo a professora de História Márcia Dalledone Siqueira, autora do livro Universidade Federal do Paraná: História e Estórias.

A primeira grande crise

Em 1915, a Lei Maximiliano (11.530) estabeleceu o fim do ensino livre e exigiu a inspeção federal para o reconhecimento das instituições. Curitiba não cumpria todos os requisitos para manter uma universidade, pois ainda não tinha os 100 mil habitantes exigidos pela norma. Entre as determinações federais estavam a necessidade de exames preparatórios, seguidos de exames de vestibular. Três anos depois, o Conselho Superior de Ensino da União determinou o desdobramento da UP em escolas autônomas, com as faculdades de Engenharia, Direito e Medicina.

A reunificação dos cursos ocorreu em 1946 e às três faculdades foi somada a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Assim, a capital paranaense passou a ser chamada de Cidade Universitária, Atenas Brasileira, Coimbra Brasileira e Cidade Sorriso.

A federalização e os efeitos da ditadura

Contornadas muitas batalhas normativas em torno da regularização federal da instituição, a universidade continuava em funcionamento. Mas verbas federais faziam falta. Só em 1950 a Universidade do Paraná passou a se chamar Universidade Federal do Paraná. A estrutura teve de se adequar às novas condições. Entre as reformas e construções necessárias surgiram o Hospital de Clínicas, um restaurante universitário, a Casa do Estudante e o Centro Politécnico.

O prédio histórico da Santos Andrade também foi repaginado. As instalações apresentavam vários problemas, ocasionados principalmente pela chuva que escorria pelas paredes. Na reforma, foram eliminados elementos clássicos e neoclássicos. A obra foi concluída em 1955, com uma fachada mais moderna e imponente.

Resistência

Depois de um período conturbado, com perseguições políticas, fechamento de diretórios acadêmicos e censura por causa do regime militar, vieram as consequências da reforma universitária. "Como a universidade é um espaço prioritário de discussão e pluralidade de ideias recebeu muitos ataques", conta o reitor Zaki Akel Sobrinho.

Em 1985, aconteceu a primeira eleição para reitor. E em 1999, o prédio histórico da UFPR foi eleito, em votação pública, símbolo de Curitiba.

>>> Acompanhe aqui alguns dos fatos marcantes da história da UFPR.

>>>Curiosidades

Mudança: A ocupação do prédio da Santos Andrade se deu aos poucos. Certa vez, ansiosos estudantes de Engenharia trataram de promover por conta própria a mudança da Rua Comendador Araújo para o novo endereço. Entre risadas e brincadeiras, carregaram nas costas cadeiras, mesas, quadros negros e outros móveis. No dia seguinte, a universidade teve de contratar carroças para a mudança de volta.

Mulheres: 325 candidatos concorriam às 120 vagas de Medicina da Federal em 1949. Dezoito foram ocupadas por mulheres. Foi um recorde da participação feminina, na época.

>>> Você tem alguma história curiosa dos anos passados na UFPR? Conte para nós, deixando um comentário ou no universidade@gazetadopovo.com.br

>>> Teste seus conhecimentos sobre a UFPR!

>>> Veja fotos da evolução da fachada do prédio histórico da UFPR:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]